Prefeito Reinaldo Nogueira e Gaspar são condecorados pela Universidade de Portland

17/4/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, retornaram sábado (13) da cidade americana de Portland, no estado do Oregon. Durante a viagem, eles conheceram os projetos que classificam a cidade como a mais "verde" dos Estados Unidos, e ainda foram condecorados pela Universidade de Portland, como visitantes ilustres. 

A viagem, que foi custeada com recursos próprios, atendeu ao convite do prefeito Charles Hales, que foi motivado pelo fato de Indaiatuba estar em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Municipal da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), conquistando o título de “Cidade Número 1” do Brasil. 

“Indaiatuba se destaca como a primeira cidade sustentável do País, e trocar nossas experiências com as de Portland, uma das dez cidades mais sustentáveis do Planeta, foi muito enriquecedor, para nós, e para eles”, avalia otimista o prefeito Reinaldo Nogueira. “O que fazemos de bom aqui despertou tanto o interesse do prefeito Charles Hales que ele quer vir conhecer Indaiatuba”, comenta Reinaldo. 

“O planejamento a longo prazo definiu áreas residenciais, industriais, comerciais e rurais, processo que guarda bastante semelhança com o ocorrido em Indaiatuba, que desde 1969 já conta com um Plano Diretor de Desenvolvimento, revisado em 2001, e atualizado em 2010”, explica o prefeito. 

Reinaldo Nogueira destaca que para Portland se tornar uma cidade sustentável foi fundamental a conscientização de seus habitantes. “Chamou minha atenção a permanente preocupação dos administradores da cidade de implantar uma nova postura cultural nos moradores, alterando hábitos e costumes, para que a cidade se tornasse sustentável, ações semelhantes a que desenvolvemos em Indaiatuba”. 

O chefe do Executivo indaiatubano exemplifica a mudança de costumes com o exemplo do largo uso da bicicleta e da grande quantidade de ciclovias. “Eles têm o hábito de não usar o carro para ir trabalhar, o que eliminou problemas de congestionamentos; hábito que também está sendo estimulado em Indaiatuba através de ciclovias e do projeto Ecobike”, esclarece. 

O respeito pela sinalização de trânsito e o excelente convívio entre pedestres, carros e bicicletas foi outro ponto ressaltado pelo prefeito. “Chovendo ou nevando eles usam a bicicleta para se locomover”, revela. “O uso de veículos híbridos também é muito grande”, complementa. 

Chamou também a atenção dos dois visitantes o respeito ao patrimônio público, que não é depredado, e a revitalização da área central de Portland, que exigiu até a remodelação de prédios, antigos depósitos e viadutos; áreas que foram transformadas em bairros residenciais, dotadas de parques, bulevares e outros equipamentos urbanos. “Iniciativa bastante semelhante ao que fizemos no bairro Cecap, onde o boulevard que ali construímos hoje se transformou em um dos grandes atrativos da região”, conclui Reinaldo. 

Saneamento 

O engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, que acompanhou o prefeito na viagem, comenta a oportunidade de ter conhecido de perto o avançando sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade norte-americana, e o uso de energias alternativas para a mesma finalidade. 

“Eles também utilizam o sistema biológico de tratamento de esgoto bem parecido com o nosso, mas com um grau de eficiência muito maior. São esses ensinamentos que pretendo aplicar na Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello, para que a nossa ETE também alcance a mesma eficiência”, explica Gaspar. 

Em relação às energias alternativas usadas em grande escala pelos americanos, o superintendente do Saae destaca o uso da energia solar e o bio gás, ambos produzidos na própria estação gerando grande economia de energia elétrica. 

O superintendente do Saae destaca também o acesso que teve à tecnologia desenvolvida pelos norte-americanos na transformação do lodo resultante do processo de tratamento de esgoto em adubo. “Essa iniciativa também muito nos animou e, como diz o prefeito Reinaldo Nogueira é mais uma forma de trazer o conceito de sustentabilidade para o mundo real”, comenta o engenheiro. 

Outro resultado positivo da visita à área de saneamento foi o conhecimento da tecnologia empregada em Portland no reuso da água resultante do tratamento de esgoto. “Essa é outra iniciativa que vamos implementar com força na ETE Mário Araldo Candello, dando oportunidade para que as indústrias se utilizem da água de reuso, no sistema de produção, por um preço menor”, esclarece Gaspar. 

Dentre as curiosidades da viagem, destaca-se a discussão sobre o uso ou não de flúor na água tratada distribuída à população, o que lá ainda não é feito. “Nós, em Indaiatuba, somos pioneiros, há anos, na adição de flúor no tratamento de água, com resultados comprovados na redução de cáries em nossas crianças e adultos, enquanto o número de cáries entre os norte-americanos, pela ausência de flúor, é maior”, informa. 

“Conhecer o que é feito de bom lá fora, em países desenvolvidos, e cidades com Portland, é muito importante, abre novos horizontes para a administração pública, permitindo uma saudável e necessária troca de experiências”, finaliza o prefeito Reinaldo Nogueira. 

Portland, localizada ao noroeste dos Estados Unidos, foi fundada em 1845 e, atualmente, conta com cerca de 600 mil habitantes.

Compartilhe no Whatsapp