da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba informa que durante esta semana a Refortec Engenharia e Fundações deu continuidade aos trabalhos de reforço estrutural nas áreas mais afetadas do Casarão Cultural Pau Preto. Assim como as obras já concluídas na área a tulha, os operários atuam agora na colocação estacas e lâminas na área da Biblioteca Rui Barbosa, recentemente danificada.
Tomando os devidos cuidados para manter as características originais do prédio, na última sexta-feira (12) os operários recuperaram uma parte da parede da fachada utilizando a técnica de taipa de pilão. As obras de fundação foram retomadas nesta quarta-feira (17), quando aquele trecho recuperado já estava curado (seco).
Nesta quinta-feira (18) técnicos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) estão trabalhando na recolocação das varvitas (pedras originais quem compõem o calçamento da entrada do Casarão) ao lado da tulha.
Em razão da particularidade do prédio, edificado em técnicas de taipa de mão, taipa de pilão e pau a pique em alguns trechos, não é possível estimar uma data prevista para a conclusão das obras.