da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Corgems (Conselho Regional de Gestores Municipais de Segurança) discutiu em reunião realizada, na manhã de quinta-feira (18), na Prefeitura de Indaiatuba, a realização do 1º Fórum Paulista de Segurança Pública: Marco Regulatório das Guardas Municipais. Estiveram presentes representantes de 20 municípios.
O evento vai contar com presença da secretária nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki acontece ainda no primeiro semestre, sem data definida, e será sediado por Campinas. Integram a comissão de organização as cidades de Itatiba, Vinhedo, Campinas, Jundiaí, Engenheiro Coelho, Mogi Mirim e Jaguariúna.
O encontro do Corgems foi conduzido pelo presidente e comandante da Guarda Municipal de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz. Ele contou com a presença da diretora executiva da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e secretária executiva do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de Campinas), Ester Viana. Ela explicou que o objetivo da atuação do gabinete é promover o trabalho conjunto das forças policiais.
“A palavra básica é integração. Por isso parabenizo todos pela iniciativa deste conselho. Vocês estão integrando os municípios, nosso papel será promover essa ligação com os órgãos do estado. Esse é o objetivo do governador Geraldo Alckmin”, afirmou.
Os municípios entregaram a ela seus pedidos para o setor. Todos serão compilados e apresentados na reunião do Gamesp, em 13 de maio. Cruz e o vice-presidente do conselho, o chefe de Gabinete e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto reforçaram que as cidades não pertencentes à RMC também poderão encaminhar solicitações. Segundo eles todas as necessidades serão levadas ao gabinete, que passa ao estado. Os que ainda não fizeram a entrega devem passar os documentos até 10 de maio. A próxima reunião do Corgems ficou agendada para 16 de maio.