Saae de Limoeiro do Norte reproduz cartilha de combate ao desperdício de Indaiatuba

22/4/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Indaiatuba autorizou o Saae de Limoeiro do Norte, no Ceará, a reproduzir a cartilha de educação ambiental (Sane e o Combate ao Desperdício), distribuída durante a “Semana da Água”, aos alunos das Emebs (Escolas Municipal de Educação Básica), da rede municipal de ensino. 

A “Semana da Água” é promovida todos os anos, com início em maio e término em outubro, pelo Consórcio Municipal dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ). A cartilha, cuja reprodução foi autorizada, com 12 páginas, utiliza a linguagem de história em quadrinhos, e foi elaborada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 

O roteiro foi idealizado pelo diretor de Comunicação Social do Saae, Sérgio Mateus Squilanti, e por Renata Birolli Coutinho, do mesmo Departamento. Os desenhos são do artista plástico Alexandre Brito, e a finalização gráfica (arte final) foi executada por Sérgio Eduardo Gatolini, também funcionário do Departamento de Comunicação Social do Saae. 

Sexta-feira (19), José Garcia Alves de Lima, superintendente do Saae de Limoeiro do Norte (Ceará), acompanhado de Janaína Freitas, diretora de Desenvolvimento Institucional da mesma cidade, visitaram o superintendente do Saae, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, para agradecer a autorização para reprodução do material. 

Lima esclareceu que pesquisou na internet inúmeros outros serviços de saneamento, antes de optar pela cartilha de educação ambiental do Saae. “O material de vocês é maravilhoso, o melhor que encontramos”, enfatizou o superintendente cearense, ressaltando que além da qualidade, a cessão do material viabilizou a diminuição de custos, possibilitando a execução de uma campanha de maior alcance. 

“Vamos premiar com camisetas estampadas com o desenho da Sane (personagem principal das cartilhas de educação ambiental do Saae de Indaiatuba), os alunos que convencerem seus pais a manterem as contas do Saae em dia”, esclarece Janaína Freitas. 

Para estimular os pais a pagarem as contas, as crianças receberão, durante seis meses, figurinhas para completar a história na cartilha que será distribuída em breve. “O aluno só recebe a figurinha do mês se a conta de água de seus pais estiver em dia”, complementa a Diretora de Desenvolvimento Institucional de Limoeiro do Norte, acrescentando que a média de inadimplência na cidade é de 30%. 

Outro estímulo para a criança é a distribuição do diploma “Amigo do Saae”, por ela ter concluído com louvor e “Termo de Compromisso”, assinado no começo da campanha, para preservar o meio ambiente e economizar água. 

“Ao final dos seis meses, o aluno receberá também a “Carteira de Identidade”, como amigo do Saae, que o autoriza a advertir e a educar as pessoas em uma série de ações voltadas ao combate ao desperdício de água ou ao descarte de lixo nas ruas ou nos rios”, esclarece Janaína. 

“Com essas ações pretendemos incentivar e fortalecer nas crianças noções de cidadania, e de respeito ao meio ambiente”, enfatiza o superintendente do Saae de Limoeiro do Norte. 

Após serem recebidos pelo superintendente do Saae, os dois visitantes conheceram as instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA I), na Vila Avaí, e a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Mário Araldo Candello, se impressionando com a potência do Saae indaiatubano, e anotando várias ações desenvolvidas em Indaiatuba que pretendem implantar em Limoeiro do Norte, cidade com cerca de 60 mil habitantes, e uma das mais desenvolvidas do Nordeste.

 

Compartilhe no Whatsapp