da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Dando sequência a execução do Programa de Combate às Perdas de Água, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) instalou um macromedidor na Zona Norte, na rotatória da Estrada do Sapezal, com a Rodovia Engenheiro Paulo de Tarso Martins.
É o sétimo macromedidor a ser instalado pelo Programa de Combate às Perdas de Água, custeado com recursos próprios do Saae, para atingir as metas de redução de perdas do Reágua, Programa da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.
O objetivo do macromedidor é mensurar o volume de água ofertado para a região Norte, comparando esse volume com o total da medição do consumo individual micromedido em todos os imóveis da região, visando o controle das perdas de água, e o combate aos vazamentos.
O macromedidor instalado terá conexão direta com o CCO (Centro de Controle de Operações), instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA I), na Vila Avaí, para enviar através de sinal de rádio, em tempo real, 24 horas, informações sobre o volume de água que está sendo distribuído na região.
“O uso dessa tecnologia de ponta é mais um investimento pioneiro do Saae, que hoje é referência em todo Brasil no combate às perdas de água”, enfatiza o superintendente, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar.
Outro exemplo do uso dessa tecnologia de ponta, informa o superintendente, é o painel de controle instalado no estacionamento do SAAE, na Vila Avaí, que está conectado ao macromedidor da Estrada Municipal do Mirim.
Os outros seis macromedidores estão nos seguintes locais:
1) Saída do Reservatório do Jardim Paulista;
2) Saída do reservatório do Jardim Brasil;
3) Entrada do DMC (Distrito de Medição e Controle) Jardim Morumbi (Estrada Municipal do Mirim);
4) Entrada do DMC Parque São Lourenço (Rua Ignácio Ambiel Junior);
5) Entrada do DMC Jardim Oliveira Camargo (Rua Yoriko Gonçalves, esquina com Rua Prata);
6) Saída da ETA III, no Bairro Pimenta;