da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O primeiro ‘Seminário de Saúde do Trabalhador’ promovido pela Prefeitura de Indaiatuba por meio do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), vinculado à Secretaria de Saúde, contou com a participação de representantes de sindicatos e de várias empresas da cidade. O evento aconteceu no auditório da prefeitura na última terça-feira (30).
Na abertura do seminário o secretário da pasta, dr. José Roberto Stefani, ressaltou que o trabalho do Cerest junto às empresas deve ser entendido como uma parceria, não simplesmente de fiscalização. “Nosso objetivo é desenvolver um trabalho conjunto de educação e prevenção aos acidentes de trabalho, pois sabemos que a adoção de medidas simples evitam diversos danos à saúde do profissional e processos trabalhistas decorrentes de acidentes ou lesões por esforço repetitivo no ambiente de trabalho”, afirmou.
O técnico de segurança do trabalho do Cerest de Piracicaba, Marcos Hister, ministrou a primeira palestra do evento abordando ‘O impacto dos acidentes de trabalho na vida do trabalhador’. Na sequência o médico sanitarista e do trabalho do Cerest Estadual, Dr. José Carlos do Carmo, falou sobre a ‘Formação da Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador) e o Cerest neste contexto’. A última explanação foi sobre ‘A política nacional de saúde do trabalhador e trabalhadora’, abordada pela médica sanitarista do Cerest de Campinas, Drª Marta Regina Coelho Rabello de Lima.
O Cerest/Regional de Indaiatuba atua na prevenção de doenças e acidentes de trabalho, estando habilitado para atender pacientes de Indaiatuba e mais três municípios: Monte Mor, Vinhedo e Santa Bárbara d’Oeste. O Centro está situado à Av. Presidente Vargas, 457, Vila Vitória II. Mais informações pelos telefones (19) 3835-7265 ou (19) 3894-4959.