da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Chamado de esporte-base por desenvolver as habilidades básicas do homem como correr e saltar, o atletismo é mais uma das 23 modalidades esportivas oferecidas em aulas gratuitas pelo Pria (Programa de Recreação, Iniciação e Aperfeiçoamento) da Secretaria Municipal de Esportes, para crianças de 06 a 17 anos, no Centro Esportivo do Trabalhador e no Campo do São Conrado, ainda com vagas disponíveis. Sem exigir um perfil físico específico, é também das práticas mais democráticas, com lugar para todos em todas as suas variações: corrida de resistência, corrida de velocidade, arremesso de peso, lançamento de martelo, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto em distância, salto triplo, salto com vara, salto em altura, marcha atlética e provas combinadas. No Brasil, é o esporte com maior número de medalhas conquistadas em Olimpíadas e Jogos Panamericanos, garantidas por nomes como Adhemar Ferreira, Joaquim Cruz, João Carlos de Oliveira e Maurren Higa Maggi.
A história do atletismo acompanha o homem desde os tempos ancestrais, quando sua prática primitiva ajudava na fuga dos predadores e na busca por alimentos. Há indícios da prática da modalidade há pelo menos 5 mil anos, primeiro no Egito, depois na China e na Grécia. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos jogos de 776 a.c. na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de “stadium”, tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história. Outra lenda do esporte é Abebe Bikila, o “maratonista dos pés descalços”, primeiro atleta a ganhar duas maratonas consecutivas nas Olimpíadas. Em 1960, cruzou o Arco de Constantino, em Roma, descalço, sem tênis e com a sola dos pés ferida, estabelecendo o recorde mundial com o tempo de 2h15’16”. Quatro anos depois, em Tóquio, repetiu a façanha, mas desta vez calçado.
“O atletismo é fundamental no repertório esportivo de uma criança, pois é rico no estímulo às habilidades motoras”, diz a professora do Pria Giovanna Costa Martins, ela mesma um dos destaques de Indaiatuba no esporte hoje no país. Com 25 anos de carreira, iniciados apenas aos cinco anos, Giovanna já registrou mais de 500 conquistas e hoje trabalha também na Secretaria de Esportes no Pria, que conta ainda com o professor Vinícius Lopes, no alto rendimento e no PCD (Pessoas com Deficiência). Recentemente, foi campeã na categoria Meia Maratona da Disney 2013. “E o brasileiro tem condições de desenvolver bem qualquer prova de atletismo, não está atrelado a determinados biotipos, como acontece no Quênia, mais talhado para corridas de fundo”, diz.
“O atletismo também facilita muito a interação social e esportiva”, destaca o professor Vinícius, que iniciou no esporte em 1997 e sempre esteve entre os primeiros no ranking brasileiro na prova de 3.000 com obstáculos, onde é campeão brasileiro e sulamericano, contando ainda com mais de 20 títulos paulistas nas provas de 1.500m, 5.000m e 3.000m com obstáculos. “Como é considerado um esporte de base para os outros, o aluno consegue se encaixar facilmente em outras modalidades, aumentando o convívio social. Outro ganho importantíssimo são os benefícios à saúde”, lembra ele. “Com as atividades físicas orientadas, é possível obter melhorias no sistema cardiorespiratório, reduzir a glicemia e gordura, melhorar o apetite e o sono, promover maior concentração e melhorar a auto-estima”, enumera. “O trabalho no Pria também é muito motivador, já que a aprendizagem acontece de forma lúdica, através de jogos e brincadeiras”, completa.
Para inscrições e informações sobre vagas, os interessados devem procurar os professores no núcleo esportivo de escolha, nos horários de aulas, conforme abaixo:
Centro Esportivo do Trabalhador (Rua Helena Tomasi, 53 – Jardim Rêmulo Zoppi)
Professora Giovanna Costa Martins
Aulas às terças e quintas à tarde: 14h15 às 15h05, 15h20 às 16h10 e 16h25 às 17h15.
Aulas às quartas e sextas pela manhã: 08h15 às 09h05, 09h20 às 10h10 e 10h25 às 11h15.
Campo do São Conrado (Rua José de Campos, s/n – Jardim São Conrado)
Professor Vinícius Lopes
Aulas às terças e quintas pela manhã: 08h15 às 09h05, 09h20 às 10h10 e 10h25 às 11h15 e à tarde: 14h15 às 15h05, 15h20 às 16h10 e 16h25 às 17h15.