da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura por meio da Secretaria de Defesa e Cidadania promoveu no final da tarde de sexta-feira (03), a formatura de 39 guardas municipais nos cursos de Operações Especiais e CDC (Controle de Distúrbio Civil). Dos alunos, 28 são de Indaiatuba, sete de Capivari e quatro de Hortolândia. A cerimônia aconteceu na sede da Guarda Municipal.
“Nesses quatro anos que trabalhamos juntos só senti orgulho do trabalho dos GMs. Agradeço os senhores e o prefeito Reinaldo Nogueira pelo apoio. Já investimos em tecnologia, estrutura e nossa nova meta é atuar com ensino. Agradeço também as famílias dos guardas porque elas oferecem a base para o trabalho de cada um”, afirmou o chefe de Gabinete e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto.
Depois do treinamento de CDC, os profissionais seguiram até o paço municipal onde cantaram o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, caminharam até a sede da GM e foram recepcionados por viaturas com as sirenes acionadas e a música “A Conquista do Paraíso”, do músico grego Vangelis, tema de “1492: A Conquista do Paraíso”, filme dirigido pelo britânico Ridley Scott.
“Que esse curso fortaleça não somente a parte externa, mas o que vocês têm por dentro e que se tornem um exemplo de idealismo. Sigam em frente acreditando no valor de cada um de vocês”, desejou o comandante da Polícia Militar, o capitão Jesus André Alves.
O comandante da Guarda Municipal, Mário Sérgio Zombine lembrou que com o preparo também ampliam-se as cobranças. “Capacitar nossos guardas é uma iniciativa muito importante do nosso prefeito e do secretário. Vocês, formandos, estão de parabéns por mais essa vitória na carreira de vocês. Lembrem-se sempre que quanto mais formação vocês recebem maiores são as responsabilidades”, disse ele.
O vereador de Capivari, Tetê Borsari, aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria. “Agradeço o prefeito Reinaldo Nogueira e o secretário Alexandre pela oportunidade que foi aberta para o treinamento dos guardas de Capivari. Somos muito gratos por nos ter sido possibilitada essa formação”, comentou.
De Capivari, também estiveram presentes no evento, o secretário de Defesa Social, Gamaliel Lourenço de Souza; o corregedor Marcelo Pavan e de Hortolândia o comandante da GM, Márcio Luiz do Prado e o subcomandante Antônio Carlos Santos Santana. De Indaiatuba compareceram ainda, o vereador Hélio Ribeiro; o assessor da Secretaria, Sandro Bezerra Lima; o diretor de Gestão Estratégica, Mário Vagner de Lima Luz; o diretor da Divisão Administrativa, inspetor Daniel Bueno e a chefe da Divisão de ensino e Treinamento, a subinspetor Marilza Aparecida de Souza.
Instrução
Os instrutores, GMs 3ª Classe Adeildo Ribeiro de França e Márcio Fabiano Gomes da Silva são multiplicadores do aprendizado obtido no 14º Swat Brasil, em que se formaram no mês de dezembro de 2012. Nos Estados Unidos, a Swat (Special Weapons and Tactics), em tradução livre, “Armas e Táticas Especiais” é a denominação de unidades policiais altamente especializadas, treinadas para reduzir o risco em situações de emergência. Também atuaram como instrutores os GMs Fabiano Martins e Marcelo dos Santos. Já o comandante da GM de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, ofereceu treinamento de CDC. Do efetivo indaiatubano, as turmas foram compostas por integrantes do GAP (Grupo de Operações Especiais) e outros interessados.