Prefeitura realiza reunião entre empresários e Câmara Brasil-Itália

27/5/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento realizou na sexta-feira (24) uma reunião entre os empresários italianos, ou de descendência italiana, instalados no município junto com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam). Em novembro de 2012 foi firmado um convênio entre Indaiatuba e a Italcam; visando cooperar para o desenvolvimento das relações econômicas e culturais entre o Brasil e a Itália.

 

O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB); o secretário da pasta, Renato Stochi; a assessora de Desenvolvimento, Marta Raquel Leme do Prado e o delegado da Italcam, Silvio Casanova participaram da reunião junto com os empresários. O secretário Stochi iniciou o encontro enfatizando a importância da comunicação entre as empresas da mesma nacionalidade. “É importante destacar o trabalho da Italcam para fomentar e aprimorar o trabalho dos empresários italianos locados em Indaiatuba. Quero agradecer a presença de vocês que se disponibilizaram para participar deste encontro e ouvir as oportunidades que a Italcam tem para apresentar”, diz o secretário.

 

Na sequência cada empresário apresentou o seu ramo de trabalho e o prefeito de Indaiatuba explanou a colônia italiana em Indaiatuba e ofereceu todo o apoio da administração para os empresários desenvolverem seus negócios. “Hoje em Indaiatuba, temos mais descendentes de italianos do que de japoneses, por exemplo, escuto muitos empresários e analiso as necessidades citadas e coloco a administração municipal a disposição para ajudar no que for necessário; temos a Secretaria de Desenvolvimento que sempre está à disposição das empresas”, diz Nogueira e complementa com informações sobre a construção do Porto Seco. “Todos os tramites municipais para viabilizar o Porto Seco já foram concluídos agora estamos dependentes da burocracia Federal para desenvolver o projeto, o que este em andamento”, conclui.

 

O delegado da Italcam, Silvio Casanova, tomou a frente da reunião ressaltando que essas ações da Câmara Ítalo-Brasileira são importantes para estreitar as relações entre as empresas de italianos e descendestes. “Hoje o mercado Europeu está em crise e é uma oportunidade para fomentar as negociações aqui. Queremos ajudar os empresários a conquistar financiamentos de Bancos Italianos que já estão chegando ao país e dão benefícios para as empresas da Itália. Estamos aqui no interior de São Paulo, pois vamos onde as empresas estão, buscando prestar o apoio necessário”, relata Casanova.

 

Um dos principais problemas expostos pelos empresários foi a falta de mão de obra especializada, com qualificações específicas para o trabalho técnico. Referente a essa reclamação a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, se ofereceu para buscar junto com a Italcam a viabilidade de mão de obra especializada e ajudar os empresários na contratação destes profissionais.

 

Camara Ítalo-Brasileira

 

A Camara Ítalo-Brasileira de Comercio, Industria e Agricultura, tem como finalidade cooperar para o desenvolvimento das relações econômicas e culturais entre o Brasil e a Itália.

 

Para a consecução desse fim, a Câmara desenvolve diversas atividades em vários campos de atuação:

 

-Área Comercial: promoções de eventos, seminários, missões comerciais, feiras, propaganda em favor dos interesses do comércio, da indústria, do artesanato e da agricultura garantindo o intercambio Brasil-Italia.

 

-Área cultural: ações para difundir e tutelar produtos, cultura e valores italianos e brasileiros (como cinema, teatro, gastronomia cursos de formação, etc) Know how e criatividade (design, moda etc). Publicação de revistas e boletins periódicos informativos bilíngues, palestras e eventos.

 

-Área de consultoria: serviços de consultoria (legal, estratégica, fiscal etc.) sobre todas as normas que regem o intercambio entre os dois países à disposição dos associados.

 

A Câmara para executar as tarefas que lhes são confiadas pelas autoridades diplomáticas italianas e para sustentar o desenvolvimento da comunidade italiana no Brasil colabora com outras entidades presentes no Brasil.

Compartilhe no Whatsapp