da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria da Família e do Bem Estar Social realizaram na manhã de hoje (28) o primeiro aniversário da Emeb “Prof. Benedita Wagner de Campos – Naseja (Núcleo de Assistência Social e Educação de Jovens e Adultos). O evento aconteceu na Unidade Escolar que fica na Rua da Caixa D’Água, 162, Bairro Santa Cruz. Na ocasião o laboratório de informática da Escola foi entregue pela Secretaria de Educação.
Esteve presente o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB); a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; o secretário da Família e do Bem Estar Social e a professora gestora da Emeb “Prof. Benedita Wagner de Campos, Maria Cristina Roma de Jesus; a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Sandra Maria de Moraes; a coordenadora do Centro de Referência em Atenção a Pessoa com Deficiência, Alzira Ribeiro da Silva e a coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Francisca Ferreira de Souza.
A secretária de Educação iniciou o evento cumprimentando a todos que contribuíram para que o projeto fosse viabilizado. “Hoje é um dia de comemoração e quero iniciar agradecendo a todos que trabalham no Naseja em especial parceria com o secretário Furlan, pois trabalhar em conjunto traz muitos benefícios e qualidade de vida para a população. Hoje fizemos questão de realizar essa festa para homenagear a professora Benedita Wagner de Campos, que foi uma grande alfabetizadora em Indaiatuba, que criou métodos de ensino e inovou a educação”, conta Rita.
O secretário da Família e do Bem Estar Social sublinhou a importância do atendimento a população. “Hoje é um dia especial para todos nós, já faz um ano que estamos aqui trabalhando para dar mais qualidade de vida para esta população atendida no Naseja. Quero parabenizar as diretoras da Secretaria da Família, pela dedicação ao trabalho e toda equipe que esta apta para prestar serviços da melhor maneira para a população”, sublinha Furlan.
O prefeito de Indaiatuba também falou sobre a atenção que sua administração dá para o atendimento de pessoas com necessidades especiais. “Hoje estamos aqui comemorando um ano do projeto Naseja e tenho muito orgulho deste projeto inovador que junta a educação básica e a assistência social, acolhendo as necessidades dos alunos com necessidades especiais e das famílias também. É importante divulgar os nossos projetos, pois muitas pessoas não conhecem o trabalho que é desenvolvido aqui, e são trabalhos de extrema importância social. Quero parabenizar a todos pelo trabalho e desejar que o próximo ano continue sendo produtivo”, fala Nogueira.
Após as falas de abertura foi apresentado um vídeo com ênfase no trabalho feito com os alunos da Emeb. A coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Francisca Ferreira de Souza, apresentou os dados de atendimento e salientou todo o trabalho realizado para assegurar a proteção social imediata e atendimento interdisciplinar para as pessoas em situação de violência, visando sua integridade física, mental e social.
Na sequência a coordenadora do Centro de Referência em Atenção a Pessoa com Deficiência, Alzira Ribeiro da Silva, mostrou as ações do projeto Gente Eficiente. O projeto é um espaço de convivência que trabalha por meio de atividades de Oficinas de Capacitação ou Terapêuticas a capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, valorização e estímulo da autoestima da pessoa com deficiência e idade acima de 15 anos.
Depois das apresentações o prefeito Reinaldo Nogueira, descerrou a foto da professora Benetida Wagner e em seguida inaugurou a sala de informática com 20 computadores para o uso dos alunos matriculados no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros projetos. O laboratório foi montado pelo Departamento de Informática da Secretaria de Educação.
Histórico
O Naseja foi inaugurado em maio de 2012 e conta cinco classes de Apoio para Atendimento Educacional Especializado voltadas à Educação de Jovens e Adultos com deficiência, a partir de 15 anos no período diurno. Este atendimento compreende um dos serviços oferecidos pelo Paee (Programa de Apoio à Educação Especial), para promover a inclusão da pessoa com deficiência e garantia do direito à educação.
O núcleo envolve todos os serviços de Atendimento Educacional Especializado para apoio e acompanhamento de alunos com deficiência incluídos no ensino regular da Rede Municipal de Ensino: Salas de Recursos Multifuncionais, Professores Itinerantes e Professores intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).
Apoio e atendimento aos pais ou responsáveis com encontros periódicos com os pais ou responsáveis dos alunos atendidos para que recebam informações sobre o processo de aprendizagem e subsídios para apoiar e acompanhar os filhos em casa, aproximando-os da relação com a escola e os profissionais que os acompanham. Palestras e oficinas sobre temas relacionados à educação, relacionamento com os filhos e prevenção e cuidados com a saúde, ministradas por profissionais da Educação, da Saúde, da Assistência Social e áreas afins.
Também conta com o atendimento do Creas que oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos. Os serviços oferecidos são: proteção e atendimento especializado as famílias e indivíduos; proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida (LA) e prestação de serviço a comunidade (PSC); serviço especializado para pessoa em situação de rua e em abordagem social; proteção social especial para idosos e suas famílias e programa de erradicação do trabalho infantil (Peti)
Há também o trabalho do Centro de Referência em Atenção a Pessoa com Deficiência “Gente Eficiente” que pertence à Secretaria da Família e do Bem Estar Social que visa a capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, valorização e estímulo da autoestima da pessoa com deficiência e idade acima de 15 anos.
Recentemente foi inaugurada no Naseja pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, a Central de Penas e Medidas Alternativas em Indaiatuba; localizado ao lado do Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social). A unidade atende e acompanha o cumprimento de medidas punitivas de caráter educativo e socialmente útil, impostas ao infrator em substituição à privação da liberdade para delitos de pequena e média lesividade social, como infrações leves de trânsito ou sonegação de impostos.