da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) anunciou na tarde de quarta-feira (29) as primeiras ações do Projeto Trânsito Consciente, que será desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas, em parceria com a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), CFCs (Centros de Formação de Condutores) e CETH - Centro Educacional de Trânsito da Honda. O projeto visa melhorar a formação dos condutores de motocicletas do município para garantir mais segurança e reduzir os riscos de acidentes de trânsito.
Durante o anúncio feito à imprensa local, o prefeito apresentou a nova pista para as aulas de treinamento dos candidatos à habilitação na categoria “A”, que são os motociclistas, localizada no CETH da Honda de Indaiatuba. A pista que é disponibilizada pela empresa para as aulas ministradas pelos CFCs do município, foi toda reformulada pela Secretaria de Obras para representar situações reais como semáforos, cruzamentos, sinalização de solo e outras intervenções de trânsito. O percurso era de 380 metros e com as alterações ficou com 850 metros lineares.
Conforme explicou Reinaldo Nogueira, essa primeira etapa do projeto inclui ainda uma reformulação do curso teórico, que continua com as 45 horas exigidas pelo Detran, mas ganhou uma palestra e um vídeo sobre pilotagem de motos. “Nosso objetivo é tornar a avaliação dos candidatos à habilitação mais completa e rigorosa para garantir uma formação melhor aos futuros condutores de motocicletas. Acredito que esse projeto seja piloto no País, como vários outros projetos de Indaiatuba que acabam virando referência para outros municípios”, ressalta.
A diretora da Ciretran de Indaiatuba, Varelice Chagas, reforçou as palavras do prefeito ressaltando que esta é só a primeira etapa de uma série de ações que o município pretende desenvolver para melhorar a formação dos condutores. “Com esta nova pista será possível treinar melhor os alunos dos CFCs para que saiam da autoescola com uma melhor noção do que vão enfrentar nas ruas. Sobre o curso teórico, percebemos que ele estava mais voltado ao condutor de carros, por isso fizemos algumas interferências voltadas aos condutores de motos”, justifica
Varelice avisa que as mudanças ainda estão em fase de teste e que no dia 6 de junho o diretor de Habilitação do DETRAN-SP (Departamento Estadual de Trânsito) virá à Indaiatuba, acompanho por representantes do Sindicato das Autoescolas do Estado de São Paulo, para conhecer a nova pista e avaliar o projeto desenvolvido pelo município.
O secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, que está gerenciando o projeto, reforçou que a proposta é reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motos. “Para isso estamos investindo em uma melhor formação para que os futuros condutores”, completa.
Complementando a apresentação da nova pista, o gestor de Relações Institucionais, Roberto Moreno resumiu que a proposta principal dessa parceria é a de criar meios para melhorar a segurança dos condutores de motocicletas. “Nosso objetivo é o trânsito mais seguro para todos”, conclui.
O Projeto Trânsito Consciente ainda abrangerá formação para quem já é habilitado, prevê blitze educativas para motociclistas, e também um trabalho de educação de trânsito voltado às crianças, que serão os condutores do futuro, utilizando também as instalações do CETH da Honda que conta com o espaço Cidade Mirim do Clubinho Honda. Inaugurado no ano passado, o espaço reproduz uma cidade com a intenção de transmitir conceitos de educação no trânsito para crianças de escolas públicas e privadas do município com idade até 7 anos.
O Centro Educacional de Trânsito da Honda está está localizado na avenida Comandante Santoro Mironi, 1460, no Distrito Industrial.