Prédios dos dois blocos da Praça dos Esportes e da Cultura já estão com a laje

6/6/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Os prédios que compõem os dois blocos da Praça dos Esportes e da Cultura, em construção no Jardim São Conrado, já estão com laje, e a cobertura e o contrapiso da quadra poliesportiva também estão prontos. O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) esteve no início desta semana para acompanhar a obra que recebe um investimento de R$ 1.683.820,52. Os recursos são provenientes de convênio firmado com o Governo Federal.
 
Conforme informou o chefe do Executivo Municipal, a Praça dos Esportes e da Cultura é uma obra do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), que tem o Ministério da Cultura responsável pelo repasse dos recursos. Até 2014 o Governo Federal prevê a construção de 800 praças, entre elas a de Indaiatuba.
 
O sistema de lazer é construído na rua Martinho Lutero esquina com a rua Jordalino Pietrobom, em um terreno de 6.256,15m². A área construída está dividida em dois blocos, além de uma quadra coberta que ocupará 426,30m².
 
O Bloco 01, com 404,88m² de construção, abrigará a biblioteca, um telecentro e um cineteatro, enquanto no Bloco 02, com 203,28m², funcionará um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), administrado pela Secretaria da Família e do Bem Estar Social. O espaço também terá pista de caminhada, pista de skate, playground, equipamentos de ginástica, canteiros de leitura, bicicletário e paisagismo.
 
Conforme informações do Departamento de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia, que acompanha a obra, todas as áreas serão acessíveis, de acordo com a NBR 9050.
 
O projeto
 
O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
 
A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência das praças foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que apresentou três modelos previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700, 3 mil e 7 mil metros quadrados. O modelo de Indaiatuba é o de 3 mil metros quadrados.
 
O Termo de Compromisso com o Ministério da Cultura para a construção e implantação da Praça no município de Indaiatuba foi assinado pelo prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) em janeiro de 2012, mas a obra foi iniciada no final do ano. A previsão de entrega é no segundo semestre de 2013.

Compartilhe no Whatsapp