Abertura do Indaiatuba Sustentável é marcada com show de Orquestra de Violas

6/6/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O Projeto Indaiatuba Sustentável teve a abertura oficial nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento aconteceu no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação) e contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas e a exposição “Amazônia, Cidades e Meio Ambiente”, do premiado fotógrafo Araquém Alcântara.
 
Esteve presente o prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB); o vice-prefeito Dr. Antonio Carlos Pinheiro; a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone; a coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa Mann+Hummel, Erika Ruesch; o diretor da Syn Criativa, Carlos Abras.
 
Iniciando a cerimônia o diretor da empresa Syn Criativa, fez uso da palavra. “Quero agradecer o emprenho das Secretarias que contribuíram com o projeto de tanta importância para a cidade. Agradecer a Mann+Hummel pelo patrocínio e o Sindicato Varejista pelo apoio. Desejo que todos aproveitem o show de Violas que valoriza a cultura do interior”, comenta Carlos Abras
 
Na sequência a secretária de Educação ressaltou a importância dos projetos voltados para a sustentabilidade. “Esta semana comemoramos o dia Mundial do Meio Ambiente e as escolas estão envolvidas com os projetos como a Feira de Ciências o EcoBike Educa e o encerramento do Ambientação. Temos a preocupação de conscientizar nossos alunos sobre a preservação do meio ambiente, com a intenção de mudar a geração. Quero agradecer o apoio do prefeito e das demais Secretarias envolvidas nos projetos ambientais”, ressalta Rita.
 
O secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente cumprimentou as autoridades presentes e falou sobre sustentabilidade. “Primeiro quero parabenizar a Secretaria de Educação pela implantação dos projetos ambientais que conseguem levar a conscientização para as escolas e ensinar o que é preservação do meio ambiente no dia a dia. Trabalhamos com ações que irá manter a sustentabilidade, que é o desenvolvimento em todos os níveis capaz de manter as mesmas condições ou melhores para as futuras gerações”, fala Selone.
 
A coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa Mann+Hummel, Erika Ruesch, sublinhou outros pontos que fazem parte do tema. “Falamos muito sobre sustentabilidade, mas o meio ambiente é só um dos pilares, temos que destacar o consumo consciente e a viabilidade econômica. A sustentabilidade começa em casa pensando em como consumimos e em como descartamos. A Mann+Hummel acredita no desenvolvimento sustentável de Indaiatuba”, destaca Erika.
 
Reinaldo Nogueira realça as ações ambientais de sua gestão. “Nesta semana estamos desenvolvendo diversas ações ambientais. Nossa preocupação com o meio ambiente não é de agora, em 2004 inauguramos a Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, que hoje é um exemplo para nosso país, todas as escolas passam por lá e recebem ensinamentos sobre a natureza. A conscientização não nasce de uma hora para outra por isso investimos neste conhecimento para as crianças e quando elas forem adultas terão outra visão sobre o mundo”, conclui Nogueira.
 
O projeto Indaiatuba Sustentável contempla em sua programação atividades diversas que fortalecem o engajamento socioambiental e cultural para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida para todos. Na programação no dia, os participantes puderam conferir o show da Orquestra Filarmônica de Violas e a exposição do renomado fotógrafo Araquém Alcântara.
 
A apresentação da Orquestra Filarmônica de Violas levou releituras de clássicos da autêntica música caipira como “Chico Mineiro”, “Você Vai Gostar (Casinha Branca)”, “Cana Verde”, “A Coisa Tá Feia”, entre outros. Ao mesmo tempo, o grupo inovou ao passear por outras vertentes da música brasileira com obras de Tom Jobim, Hermeto Paschoal e Elomar, além de composições inéditas de integrantes do grupo.
 
A exposição de Araquém Alcântara é uma seleção das principais obras do autor, e trouxe um registro de uma memória visual do país, transportando o expectador para espaços desconhecidos e de raríssima beleza. Com um olhar politizado e esclarecedor, o fotógrafo conseguiu revelar a dignidade do povo brasileiro e a exuberância da natureza.
 
Projeto
 
A programação do Indaiatuba Sustentável, foi iniciada em maio com oficinas de fotografia pautadas em diálogos sobre orçamento familiar e consumo consciente, segue até 28 de junho no próprio Ciaei. No dia 13 de junho, às 19h30, na sala Acrísio de Camargo, será realizado o Fórum de Debates Diálogos com a Sustentabilidade. O evento contará com a presença dos principais especialistas do país sobre os temas cidades criativas, educadoras e sustentáveis. Entre eles, Ana Carla Fonseca, Carlos Rodrigues Brandão e Maurício Broinizi Pereira. Com inscrições gratuitas e limitadas pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br, o fórum pretende dialogar sobre a qualidade de vida, ações e soluções para o desenvolvimento de cidades sustentáveis.
 
No dia 28 de junho, às 19h30, também na Sala Acrísio de Camargo, o Indaiatuba Sustentável encerra sua programação com a apresentação do grupo Barbatuques. Reconhecido internacionalmente, o espetáculo “Tum Pá” traz canções inéditas produzidas pelo grupo e outras que fazem parte da cultura popular em versões originais e inusitadas, valorizando a música brasileira. Oito músicos em cena transformam efeitos vocais e sons corporais em ritmos e melodias.

Compartilhe no Whatsapp