da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Cerca de 10 mil pessoas visitaram a primeira edição do Indaiatuba Eco, realizada domingo (16), na Raia de Remo do Parque Ecológico. Promovida pela Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, a exposição marcou o encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente com a exposição de projetos ambientais, mini-fazenda, soltura de peixes e doação de mudas de árvores e de animais recolhidos pelo Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses do município.
Conforme explicou o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, a proposta era levar à população uma exposição diferenciada para mostrar projetos ambientais ligados à reciclagem, recuperação de nascentes, arborização urbana e biodiesel. “Nossa proposta era despertar a consciência ecológica nas pessoas com projetos concretos para que elas se sentissem naturalmente envolvidas no contexto. Acredito que cumprimos esse objetivo. As pessoas ficaram encantadas com o que viram e saíram de lá cheias de idéia para reaproveitar materiais, montar sua própria horta ou seu jardim e até móveis ecológicos”, explica.
O foco principal da exposição foram os cenários montados com elementos que ilustravam de forma real ambientes onde não havia respeito à natureza contrastando com ambientes resultantes de um trabalho comprometido com questões ambientais. O resultado foi perfeito.
Quem entrava na trilha montada no Parque era surpreendido por um cenário que mostrava a natureza devastada por queimadas e lixo. Os visitantes passavam pelo meio de árvores secas, animais mortos, rios poluídos, restos de móveis velhos e carcaças de carros descartados de forma irregular que formavam um ambiente sujo e assustador.
Para compensar o susto inicial, na sequência da trilha as pessoas encontravam um ambiente totalmente verde, com cheiro de mato, nascente e mata ciliar preservadas, flores e muitas árvores. Para completar a floresta, a Polícia Ambiental trouxe para a exposição os veículos utilizados nas patrulhas e também animais empalhados (taxidermia) entre eles uma onça preta, onça pintada, lobo guará, tamanduás, jacaré e arara azul, que foram um sucesso entre as crianças. Ainda na parte “verde” o cenário seguinte representava um pomar e hortas orgânicas com canteiros formados no chão, em pneus velhos, ou suspensos, em garrafas pet.
Saindo da horta, os visitantes entravam uma exposição de produtos de decoração confeccionados a partir de garrafas pet, trazendo motivos natalinos e também animais. As bicicletas ecológicas do Projeto Ecobike, cujos quadros são confeccionados com pet, também ajudaram a compor esse cenário que teve como parceiro a empresa Primavera Decorações.
No final da trilha, as pessoas conheceram ambientes montados com móveis e objetos de decoração feitos de papelão, troncos de árvores e pneus velhos.
Exposição externa
Na parte externa da exposição, o público ainda visitou uma mini fazenda que trouxe para o espaço animais de pequeno porte como coelhos, porquinhos, pônei, jumento, ovelha, bode e até uma mini vaca com bezerro. Entre as aves estavam marrecos, pavão e galinhas garnisé.
Os estandes externos ainda contaram com a equipe do projeto Arborização Urbana que fez a doação de 287 mudas de árvores próprias para calçadas e realizou o cadastro par ao plantio de mais 730 mudas em áreas rurais, e o Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses, que doou 15 cães e 12 gatos devidamente vacinados e castrados.
Entre os parceiros da exposição ainda estavam a Fatec – Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, que apresentou os projetos de “Descarte de Lixo Tecnológico” e protótipo da “Casa Sustentável” para o Indaiatuba Eco. O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que estará no local com o seu Laboratório Móvel e também expondo o trabalho realizado pela autarquia no combate ao desperdício de água. A Toyota apresentou o Prius, o primeiro carro híbrido produzido em série no mundo.
Como apoio, o Urbanismo teve a parceria do Grupo de Escoteiros Indaiá, que auxiliou as crianças na soltura dos peixes no córrego Barnabé e promoveu disputados passeios pelo lago utilizando o barco que construíram com garrafas pet.
A Semana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente contou ainda com passeios de ecobike pelo Parque Ecológico que reuniu cerca de 900 estudantes das redes Municipal e Estadual, plantios e diversas outras atrações. Todas as atividades tiveram um único objetivo: despertar na população a consciência ecológica. “Queremos mostrar que pequenos gestos e ações fazem a diferença para o futuro de nosso planeta”, conclui Selone.