da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
No próximo dia 3 julho, o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), e o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de água e Esgotos), engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, lançam oficialmente a pedra fundamental da Barragem do Rio Capivari-Mirim.
A Barragem, orçada em R$ 24,5 milhões, com prazo de execução de dois anos, será construída no Bairro Mirim, 300 metros acima da atual captação do Saae, dando origem a um lago com capacidade para armazenar 880 milhões de litros.
O Rio Capivari-Mirim responde por 38,8% da produção de água de Indaiatuba. Durante os períodos de seca seu volume é bem menor, dificultando ou até mesmo impedindo a captação; problema que será resolvido com a construção da Barragem, que irá regularizar a vazão do manancial em 316 litros por segundo, permitindo a captação durante o ano inteiro.
A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d´água, é de 1,2 milhão de metros quadrados (equivalente a 70% do Parque Ecológico). No local serão plantadas mais de 100 mil árvores.
A Barragem terá 245 metros de comprimento, 6 metros de largura, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho-d’água de 41,1 hectares (411 mil m2). A extensão de espelho d´água é de 2,5 km.
“É uma obra muito aguardada pela população, que muito nos empenhamos para viabilizar, superando todos os entraves para a conquista das licenças ambientais e garantindo o repasse de R$ 12,3 milhões da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), para custear a obra”, explica o prefeito Reinaldo Nogueira,
“Quando o empreendimento estiver concluído, dentro de dois anos, a cidade terá seu patrimônio ambiental ampliado de forma inigualável, e a população poderá desfrutar de um novo local de lazer e passeio, mesmo tratando-se de um lugar reservado, sob os cuidados do Saae”.
O prefeito elogiou o trabalho do superintendente do Saae, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, e de todos os funcionários da autarquia, pela viabilização da obra que, segundo o prefeito, “irá marcar definitivamente nossa administração junto a atual e às futuras gerações, como uma gestão que pensa o presente e o futuro”.
“Estou muito feliz por ter cumprido a missão que me foi dada ao assumir o Saae, e tornar realidade a construção da Barragem do Rio Capivari-Mirim, o que muitos julgavam improvável, ou até mesmo impossível”, afirma o superintende da autarquia. “Só temos motivos para comemorar, e agradecer a todos os envolvidos no projeto e agradecer principalmente à população indaiatubana, a maior beneficiada, que confiou na seriedade de nossa atuação”, finaliza o superintendente do Saae.
RIO CAPIVARI-MIRIM
O Rio Capivari-Mirim é formado pela confluência do córrego da Fazenda Quilombo (ou do Monte Serrat) com o córrego do Bonfim, cujas nascentes se localizam respectivamente nos municípios de Itupeva e Campinas. Em boa parte de sua extensão, de aproximadamente 25 km, ele faz a divisa entre Indaiatuba e Campinas, desaguando no rio Capivari, no município de Monte Mor.