da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio do projeto 3º Setor da Secretaria da Família e do Bem Estar Social levou cerca de 10 assistentes sociais de entidades locais para o 1º Seminário Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas) com o tema “Participação das Entidades Privadas na execução das Políticas Públicas frente à organização do Estado”. O evento aconteceu na quinta-feira (20) em Campinas. As entidades participantes foram: Bolha de Sabão, Abid, Farol, Educandário Deus e a Natureza e Apae.
O encontro propôs uma reflexão acerca da gestão e execução das políticas, sobretudo quanto aos papéis e atribuições do poder público e das entidades da sociedade civil frente ao atual marco regulatório e foi destinada a: representantes de entidades executoras das políticas públicas nas áreas da assistência social, educação ou saúde do município de Campinas e região, conveniadas ou não à Fundação FEAC.
Entre os especialistas convidados para colaborar com as discussões, esteve o jurista e professor Dr. Dalmo Dallari, que falou da organização do Estado junto às entidades. No período da tarde, teve uma mesa-redonda sobre o tema “O Papel das Entidades na Execução das Políticas de Assistência Social, Educação e Saúde”. Intermediado pela gestora do Departamento de Gestão Social (DGS) da FEAC, Silvia Elena Basetto Villas Boas, o debate contou com o especialista em saúde coletiva, Prof. Dr. Gastão Campos; a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, Prof. Dra. Helena Lopes de Freitas; e da especialista em serviço social e secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social de Campinas, Prof. Dra. Janete Valente.