da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Projeto Indaiatuba Sustentável realizado pela Prefeitura de Indaiatuba, Conexão Social Sindivarejista e Sýn Criativa, com patrocínio da Mann+Hummel Brasil, e aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet foi encerrado na sexta-feira (28) com o show do grupo Barbatuques. O espetáculo lotou a sala Acrísio de Camargo no Ciaei (Centro integrado de Apoio a Educação), cerca de 720 pessoas prestigiaram a apresentação.
O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB), esteve no local para prestigiar o evento, junto com
a coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa Mann+Hummel, Erika Ruesch; e a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Lucelaine Borges Zampolin Dias, que representou a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti.
Lucelaine deu abertura ao evento agradecendo a presença de todos e enfatizou a importância da educação para formar um cidadão com consciência de consumo e uma cidade mais sustentável. Em seguida Erika Ruesch fez uso da palavra. “Hoje é um motivo de muita alegria, encerrar a primeira etapa do Indaiatuba Sustentável, com uma grande apresentação. As ações de sustentabilidade começa com iniciativas individuais e que ao longo do tempo fazem a diferença; em breve será lançado um concurso de fotografia que fará continuidade ao Indaiatuba Sustentável”, revela Erika.
O prefeito de Indaiatuba agradeceu a parceria com a Mann+Hummel e discorreu sobre o tema. “Agradeço a parceria com a emprensa Mann+Hummel o qual apoia diversos projetos em nossa cidade. Agradeço a presença de cada um que está aqui e de todos que participaram dos projetos de sustentabilidade disponível nesses últimos meses”, ressalta Nogueira.
Reconhecido internacionalmente, o espetáculo “Tum Pá” levou canções inéditas produzidas pelo grupo e outras que fazem parte da cultura popular em versões originais e inusitadas, valorizando a música brasileira. Oito músicos em cena transformaram efeitos vocais e sons corporais em ritmos e melodias. O grupo Barbatuques já lançou os CDs ‘Corpo do Som’, em 2002, ‘O seguinte é esse’, em 2005. O grupo foi contemplado em 2006 pelo prêmio TIM de Música vomo melhor grupo de MPB. A equipe já se apresentou e realizou workshops em países como França, Espanha, Estados Unidos, Suiça, Portugal, Líbano, Rússia, Senegal e Colômbia.
Paralelamente aos shows, o grupo vem realizando amplamente oficinas para grupos artísticos, empresas escolas, fundações culturais, ONGs e universidades. O grupo já ministrou oficinas para o elenco do espetáculo ‘Saltimbanco’ do Cirque de Soleil que esteve em cartaz em São Paulo. No final de 2008 O Barbatuques fez sua primeira turnê nos Estados Unidos e participou do Internacional Body Music Festival [Festival de Música Corporal] em São Francisco organizado pelo musico e pesquisador Keith Terry, pioneiro da percussão na costa oeste dos EUA. Atualmente o grupo tem se dedicado à organização do Núcleo Barbatuques, um centro de pesquisa, registro e difusão da música corporal.
Indaiatuba Sustentável
O projeto Indaiatuba Sustentável contemplou em sua programação atividades diversas com o objetivo de fortalecer o engajamento socioambiental e cultural para a construção de uma cidade mais humana e com qualidade de vida para todos. A programação teve inicio em maio onde foram desenvolvidas duas oficinas de fotografia. O tema explorado foi o ‘Consumo Consciente e ‘Orçamento Familiar’. As oficinas aconteceram no novo Centro Cultural da Secretaria de Cultura de Indaiatuba.
Também aconteceram outras quatro oficinas de animação utilizando a técnica do Stop Motion, realizadas em duas Escolas Municipais. As atividades envolveram educadores e alunos em uma dinâmica lúdica, repleta de aprendizagens. O tema da reciclagem foi o mote para a criação dos roteiros, participaram das oficinas professores do ensino fundamental e alunos do 4º e 5º anos da Emeb Prof. Antônio Luiz Balaminutti; professores e alunos do Naseja (Núcleo de Assistência Social e Educação de Jovens e Adultos). Cada oficina teve quatro momentos: criação do roteiro, registro fotográfico da história, edição do vídeo a partir das fotos e exibição da animação pronta.
Na abertura do evento, dia 5 de junho, os participantes puderam apreciar a exposição fotográfica de Araquém Alcântara, “Amazônia, Cidades e Meio Ambiente”. Reconhecido como “Colecionador de Mundos”, o fotógrafo usa o registro da imagem como um instrumento de documentar aquilo que deveria ser eterno. Considerado um dos maiores expoentes da fotografia ecológica no país e no mundo, seu trabalho materializa a representação da natureza, traduzindo a oposição entre homem e natureza. A exposição segue até o dia 28 de junho.
No mesmo dia teve a apresentação da Orquestra Filarmônica de Viola Caipira de Campinas. O show levou releituras de clássicos da autêntica música caipira como “Chico Mineiro”, “Você Vai Gostar (Casinha Branca)”, “Cana Verde”, “A Coisa Tá Feia”, entre outros. Ao mesmo tempo, o grupo inovou ao passear por outras vertentes da música brasileira com obras de Tom Jobim, Hermeto Paschoal e Elomar, além de composições inéditas de integrantes do grupo.
Um dos grandes momentos foi o Fórum de debates sobre a sustentabilidade, que aconteceu no dia 13 de junho com renomados nomes nacionais sobre o tema. O painel, mediado por Marcos Costa , com participação de Carlos Rodrigues Brandão e Maurício Broinizi Pereira, e dialogou sobre a qualidade de vida, ações e soluções para o desenvolvimento de cidades educadoras, criativas e sustentáveis.