Prefeitura promove palestra sobre comércio exterior

4/7/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento promove na quinta-feira (18) a partir das 19h no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachella, a palestra ‘Importação e Exportação: sua importância e os primeiros passos’, ministrada pelo coordenador do curso de Comércio Exterior da Fatec, Ricardo Nóbrega. O evento direcionado para micros e pequenos empresários visa chamar a atenção deste público para a importância e oportunidades do comércio exterior. A participação é gratuita e os interessados devem confirmar a presença até o dia 17 de julho no e-mail desenvolvimento@indaiatuba.sp.gov.br ou pelos números de telefone 3834-9360 e 3834-9369.
 
Nóbrega possui MBA em Comércio Internacional pela USP (Universidade São Paulo) e trabalhou em empresas como: Alcoa Alumínio e O Boticário. De acordo com o especialista a palestra com duração de aproximadamente uma hora e meia tem a intenção de mostrar o porquê à empresa deve se preocupar com a possibilidade de exportar ou importar seus produtos e assim iniciar um pensamento de forma internacionalizada. “A ideia é dar início a conversa voltada ao comércio exterior e mostrar de forma geral o início do processo de exportação ou importação. Para iniciar a operação é preciso que a empresa olhe para seus produtos e defina o que quer exportar ou importar e para qual mercado deseja vender ou comprar”; explica Nóbrega e complementa. “Vou abordar um dos principais passos e o momento mais crítico do processo que é a habilitação na Receita Federal. Tudo de forma generalizada para os pequenos empresários terem os conhecimentos básicos do Comércio Exterior, pois cada empresa ou produto tem tramites diferentes o qual é necessária à consultoria individual”, diz.
 
Em análise aos dados da Balança Comercial de Indaiatuba, o especialista em Comércio Internacional salienta que o município tem grande potencial para expandir o mercado de exportação. “Atualmente cerca de 80% da exportação de Indaiatuba é direcionada a Argentina e Venezuela, sendo que com a entrada das micros e pequenas empresas no Comércio Exterior existe a possibilidade de diminuir essa dependência e ampliar o mercado. Temos o Chile, Uruguai e Colômbia como grandes mercados a serem explorados e também os Estados Unidos que oferece o SGP (Sistema Geral de Preferencia) que possibilita a redução do imposto de importação quando o produto brasileiro entra no mercado americano”, considera Nóbrega.
 
Para o secretário da pasta, Renato Stochi, essa é uma grande oportunidade para os empresários locais ampliarem seus conhecimentos e alavancar possibilidade de negociações internacionais. “A Secretaria de Desenvolvimento sempre busca ações para levar mais conhecimento aos empresários locais, essa é mais uma oportunidade para adquirir conhecimento e tirar as dúvidas sobre como iniciar uma exportação ou importação. Por isso convido todos os micros e pequenos empresários para participarem desta ação gratuita”, convida Stochi.

Compartilhe no Whatsapp