da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Concurso de Fotografia Olhares de Cidade – Indaiatuba Sustentável, que premiará as melhores fotos em cinco categorias com tablets e câmeras fotográficas digitais, será lançado, oficialmente, no dia 1º de agosto, às 19h30, na Sala Takashi, localizado no Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba). No evento, será apresentado o regulamento do Concurso e uma palestra sobre Fotografia e Cidade com o premiado fotógrafo Nelson Chinalia, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Esta é a segunda etapa do projeto Indaiatuba Sustentável que visa promover a cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade no município de Indaiatuba. Com uma programação que inclui, ainda, cinco oficinas e cinco caminhadas fotográficas, o projeto é idealizado pela empresa de gestão cultural Communitas e Sýn Criativa, e co-realizado pela Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através da Secretaria de Educação, com patrocínio da MANN+HUMMEL Brasil, e o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013 (PROAC).
A Secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, destaca o objetivo de promover o evento. “O Concurso pretende despertar na comunidade local diferentes percepções e significados sobre a relação entre espaço urbano, qualidade de vida e sustentabilidade, envolvendo-a a partir do relacionamento com as escolas públicas municipais; valorizar a produção artística e a diversidade sociocultural; e mobilizar os cidadãos para outras formas de ver, sentir e habitar o território em que vivem”, diz Rita.
Para isso, as inscrições para participação nas atividades serão gratuitas e abertas a toda população. Segundo Érica Ruesch, Coordenadora de Desenvolvimento, Comunicação e Responsabilidade Social da empresa MANN+HUMMEL Brasil, “A sustentabilidade requer o entendimento de um conceito mais amplo e mudanças comportamentais. Isso começa com cada um de nós e não vemos outro caminho para expandir a mente em busca de oportunidades para promover transformações consistentes no longo prazo que não o da educação”.
O Concurso
A participação no concurso será aberta a toda população entre 24 de agosto e 30 de setembro, a partir da inscrição on-line pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br e página do Facebook. Cada participante poderá inscrever somente uma fotografia entre as categorias, organizadas por idade, sendo: Categoria I - 6 a 10 anos; Categoria II - 11 a 14 anos; Categoria III - 15 a 18 anos; Categoria IV - 19 a 50 anos e Categoria V - acima de 50 anos.
Para seleção das melhores fotos, foi formado um júri oficial, composto por representante da Mann+Hummel Brasil; da Secretaria de Educação; Antonio Penna (fotógrafo e escritor), Eliandro Figueira (fotógrafo da Prefeitura de Indaiatuba), Cássio Sampaio (idealizador do Indaiatuba em Foto) e equipe do projeto; além do júri popular com votação pública, no período de 01 a 15 de outubro, pelo site oficial do projeto e página do Facebook.
O júri oficial será responsável por selecionar as 10 melhores fotos de cada categoria, sendo que o primeiro lugar de cada categoria receberá um tablet e o segundo lugar uma câmera fotográfica digital. O júri popular será responsável por selecionar, uma foto entre todas as categorias que também ganhará um tablet, independentemente, se já tenha sido escolhida pelo júri oficial.
O resultado e premiação das fotografias ocorrerão na Feira Literária de Indaiatuba promovida pela Secretaria de Educação, no dia 26 de outubro. No evento, serão expostas as 10 melhores fotos de cada categoria mais a foto vencedora do Júri Popular. Haverá também a publicação de um catálogo de bolso, além das fotos premiadas serem transformadas em cartões postais.
Oficinas e Caminhadas Fotográficas
A população poderá participar de oficinas, destinadas a educandos e educadores; e caminhadas fotográficas abertas ao público que ocorrerão de 02 a 25 de agosto conforme programação disponível no site [www.indaiatubasustentavel.com.br].
No evento do dia 01 de agosto, na Sala Takashi, no CIAEI, o público poderá ter acesso ao regulamento e esclarecer todas as dúvidas sobre o concurso, como participação, inscrições, atividades e premiação, além da palestra sobre Fotografia e Cidade com o premiado fotógrafo Nelson Chinalia, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Com capacidade para 100 pessoas, no evento de lançamento, os interessados deverão se inscrever pelo site oficial do projeto.
As oficinas de fotografia, com 20 vagas abertas ao público, serão realizadas em cinco escolas públicas municipais. A agenda com as datas e horários poderão ser acompanhadas pelo site e página de Facebook do projeto. Os temas abordados serão: Sustentabilidade e cidades: fotografia como promotora de novas percepções; O que é e quais as funções da fotografia; A relação entre arte, fotografia e cidade; Técnicas básicas da fotografia digital. As escolas participantes são: Profª Áurea Moreira da Costa; Vicente Bernardinetti; Prof. Antônio Luiz Balaminutti; Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist e Profª Yolanda Steffen.
Para participação nas oficinas os interessados deverão efetuar inscrição on-line no website do projeto. Para participação nas caminhadas fotográficas, não há necessidade de inscrição. A organização do projeto orienta para que todos os participantes das caminhadas fotográficas levem suas respectivas câmeras.
Confira a programação das caminhadas fotográficas: Parque Ecológico - 24 de agosto; e Bosque do Saber - 25 de agosto. A agenda com os horários poderão ser acompanhados pelo site e página de Facebook do projeto