Centro de Reabilitação faz 1.179 castrações de cães e gatos no semestre

22/7/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses administrado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente recolheu 281 animais, entre cães e gatos, doou outros 249 e realizou 1.179 cirurgias de castração durante o primeiro semestre de 2013. O serviço completou quatro anos de funcionamento neste ano.
 
Nos três primeiros meses do ano, foram feitas 165 adoções de cães e gatos adultos e filhotes, recolhidos 51 animais e castrados 476. O volume de castrações foi bem maior no segundo semestre, com 703 cirurgias, sendo a maioria cadelas e gatas. No total de castrações do semestre, o Centro atendeu 544 gatas, 218 gatos, 243 cadelas e 174 cães.
 
No período de 15 de abril a 10 de maio o Centro de Reabilitação realizou castrações apenas de fêmeas, por determinação do secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, para atender a solicitação dos protetores de animais, que justificaram que a demanda era maior que a de machos.
 
O Centro de Reabilitação Animal e Zoonoses foi inaugurado em abril de 2009, com o objetivo de recolher animais machucados que apresentam risco à população, filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes, cuidar desses animais e encaminhá-los para novos lares.
 
O programa de castrações gratuitas de cães e gatos em parceria com as associações de proteção a animais, foi implantado em agosto do mesmo ano. As entidades parceiras neste trabalho são a Associação Protetora dos Animais de Indaiatuba (Aprai), União Protetora dos Animais de Rua de Indaiatuba (Upar) e Grupo de Amigos em Prol dos Animais (Gapa).
 
Os procedimentos são realizados por uma médica veterinária e para ter acesso ao serviço as famílias passam por uma triagem e não podem ter renda superior a dois salários mínimos. A entidade faz o cadastro e encaminha à Secretaria de Urbanismo para o agendamento das castrações. Cada semana uma entidade é responsável por selecionar os animais que são encaminhados para a cirurgia.
 
No ano passado o Centro passou por reformas e foi ampliado. O prédio ganhou baias para animais em quarentena, novas baias para recreação e antiestresse, e construção de um espaço para recreação e banho de sol voltado aos filhotes. Novas reformas também estão previstas para este ano.

Compartilhe no Whatsapp