Saúde inicia preparação para combate à dengue em 2014

23/7/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento em Saúde, inicia esta semana a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). A pesquisa tem por objetivo mensurar a probabilidade dos níveis de infestação do Aedes Aegypti em todo o município e identifica os recipientes onde mais são encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue. Serão avaliadas aproximadamente 3.000 residências de todas as regiões da cidade e o resultado contribuirá para a definição das ações de combate à dengue para o próximo verão 2013 e 2014, que tem início em outubro. A pesquisa deverá ser concluída em até 15 dias.
 
A Vigilância em Saúde emitiu desde abril 118 comunicados de advertência com situações de risco com água parada com coleta de larvas dentro das residências, totalizando 90 amostras com coleta de larvas, sendo os mais incidentes: 46% amostras só em pratos para vaso, 17% em vasos com água (planta de corte), 7% em vasos, 8% em baldes, 7% em bromélias e os demais em latas, piscinas e outros criadouros.
 
CEMITÉRIO
 
Mesmo com os casos de dengue estagnação a Secretaria de Saúde continua pedindo a colaboração da população, em especial, quem freqüenta os cemitérios de Indaiatuba para que não deixe vasos com flores ou então que faça furos para a água da chuva não acumular. Há inclusive casos de pessoas que cimentam o vaso nos túmulos o que facilita a proliferação dos mosquitos em período pós chuvas.
 
Até o momento foram 592 casos confirmados, sendo 569 autóctones, 18 importados residentes, 04 importados não residentes e 01 com paciente não localizado. Outros 241 aguardam resultados.
 
AÇÕES NAS EMPRESAS E ESCOLAS
 
Visando o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que pode transmitir a Dengue, a Secretaria de Saúde tem realizado um trabalho pioneiro na região, segundo os técnicos responsáveis, que são as atividades educativas em empresas de Indaiatuba. O trabalho dos agentes de controle de vetor municipais tem como foco o pessoal que trabalha na limpeza, manutenção e administrativo com a criação da Patrulha Contra a Dengue. Todos são informados a respeito da forma de reprodução, transmissão e locomoção do mosquito. O trabalho é direcionado para os criadouros dentro das empresas, mas sem esquecer das providências que devem ser tomadas nas residências, tendo em vista que durante a visita dos agentes de casa a casa muitas vezes os moradores não são encontrados justamente por estar na empresa trabalhando. “Pense como se você fosse a mosquita, que precisa preservar sua espécie, onde depositaria seus ovos, quais os criadouros para seus filhotes, olhem do portão de sua casa, tem uma calha entupida, caixa d'água mal tampada ou aberta, prato de vaso de planta e outros objetos que possam acumular água, ali está a preservação de sua espécie”, orientam os agentes.
 
Para agendar uma orientação para a dengue, basta enviar um e-mail para saude.combateadengue01@indaiatuba.sp.gov.br . As escolas também podem solicitar a mesma orientação.
 
DICAS DE COMBATE A DENGUE
 
O controle da Dengue depende da participação comunitária. Faça uma vistoria em sua casa, procurando locais em que o mosquito possa se reproduzir e siga as orientações abaixo:
 
Vaso de flores, plantas e xaxim: Manter o prato que fica sob o vaso sempre seco e furado. deve-se adquirir pratos que se encaixem no fundo dos vasos não deixando espaços para o mosquito colocar seus ovos; (verificar antes o tamanho do fundo de seus vasos antes de comprá-los);
 
Vasos de flores: A água deve ser trocada duas vezes por semana, e o vaso deve ser lavado esfregando-se com uma esponja as paredes para eliminar possíveis ovos que estejam aderidos às mesmas, também lavar as raízes, caules das plantas e flores.
 
Latas: Devem ser furadas antes de ser jogada fora, para que não acumule água e colocadas em lixeiras tampadas.
 
Todos os objetos que acumulam água (copinhos descartáveis, tampas de garrafas, casca de coco, etc) devem ser esvaziados e colocados em lixeiras tampadas.
 
Garrafas vazias: Guardá-las de cabeça para baixo em local coberto.
 
Bebedouros de animais e aves: Trocar a água todos os dias e lava-los com esponja.
 
Pneus velhos: Não jogar em terrenos baldios e em vias públicas, levá-los a uma borracharia mais próxima de sua residência ou guardá-los em local coberto.
 
Poços, tambores e outros depósitos de água: Devem estar sempre tampados.
 
Caixas d’água e cisternas de prédios: Devem ser limpas duas vezes ao ano e mantidas cobertas.
 
Calhas e Piscinas: Fazer a limpeza periodicamente.
 
Lixo Caseiro: Deve ser ensacado e colocado para coleta, em dias e horários previstos.
 
Recipientes naturais: (oco de árvores e bambus) os buracos devem ser tampados com cimento.
 
Brinquedos de crianças: Não os deixe no quintal. Ao final do dia, guarde-os em local coberto.
 
Bandeja de Geladeira: Encontra-se na parte de trás da geladeira acima do motor, secar uma vez por semana.
 
Gargalo de garrafas em muro: (cacos de vidros) quebrá-los ou encher de cimento para não acumular água.
 
Bromélias: Deve ser retirada toda a água de suas folhas e regar sua base na terra, se a planta for muito grande, utilizando uma mangueira jogar um jato de água bem forte renovando a água contida entre as folhas duas vezes por semana.

Compartilhe no Whatsapp