da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Pelo terceiro ano consecutivo, alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Aurora Scodro Groff visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello, localizada na Rua Ema Gazzi Magnusson, 10, no Distrito Industrial Vitória Rossi Martini.
Inaugurada em 2010, ocupando uma área de 310 mil m², com 80 mil m² de área construída, a ETE MAC será ampliada e adequada para tratar com eficiência todo o esgoto da cidade.
Recepcionados pelo superintendente do Saae (Serviço Autônomo Água e Esgoto), engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, e acompanhados por ele, os estudantes e professores conheceram o funcionamento dos principais equipamentos e instalações da ETE.
Demonstrando muita curiosidade, e realizando muitas perguntas, a visita se estendeu da caixa de chegada do esgoto, passando pelas esteiras de gradeamento grosso, pela casa dos sopradores e pelo laboratório de controle de qualidade.
As grandes lagoas de aeração, que despertam tanta atenção, também tiveram seu funcionamento detalhado pelo superintendente e técnicos da ETE, assim como o sistema de desidratação do lodo e a estação de tratamento de água de reuso. A visita foi finalizada na calha parchall, por onde o esgoto tratado é lançado no Córrego de Barnabé, dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental.
“Sempre é um grande prazer receber visitantes na ETE Mário Araldo Candello, como os alunos da EE Aurora Scodro Groff”, declarou o superintendente do Saae.
“É muito importante que a juventude conheça o esforço realizado pela Prefeitura e pelo SAAE, para que Indaiatuba caminhe na direção de ser um município cada vez mais autossustentável, saudável, que respeita o meio ambiente, o que exige grandes investimentos, tecnologia de ponta, competência e muito dedicação”, afirma Gaspar.
Os alunos foram acompanhados pelas professoras Paula Tamanho Toniate e Sheila Renata Pimenta Sombini.