Ministério da Saúde aprova implantação do Cartão SUS Metropolitano na RMC

18/9/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A implantação do Cartão SUS Metropolitano foi um dos destaques da reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), realizada terça-feira (17) em Santo Antonio de Posse. O secretário de Gestão Estratégica e Participação do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, anunciou durante o encontro a aprovação do projeto pelo Ministério com uma verba de R$ 4,5 mi e afirmou que a publicação deve acontecer em outubro. O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) também participou do encontro.
 
Conforme ressaltou o secretário, a região de Campinas deve se tornar exemplo nacional por conta da integração dos prefeitos para a implantação do sistema, que promoverá a integração das informações e dados referentes à cada cidadão em qualquer unidade de Saúde da RMC.
 
A diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, lembrou os projetos desenvolvidos pela Agência para contribuir com a implantação do cartão, como o investimento de R$ 3 milhões com recursos financeiros do Fundocamp em informatização de unidades de Saúde. Também estão em desenvolvimento cursos de gestão destinados aos profissionais da área da Saúde.
 
Indaiatuba obteve na terça-feira a aprovação do Conselho para a implantação do projeto de Informatização de Unidades de Saúde. A proposta de utilização de recursos do Fundocamp para o projeto foi apresenta pelo próprio município e aprovada pelo Conselho em março deste ano.
 
Já o convênio com o Ministério da Saúde para obtenção de recursos para a implantação do Cartão SUS Metropolitano foi assinado em junho de 2012, durante reunião realizada em Indaiatuba.
 
Na ocasião, o prefeito Reinaldo Nogueira reforçou que a implementação do sistema integrado de identificação dos usuários contribuirá com a gestão da saúde na região.
 
Linhas férreas
 
A segurança nas linhas férreas que cortam os municípios da RMC foi outro assunto de destaque nas discussões do Conselho de Desenvolvimento. O engenheiro Ricardo Rossi Madalena, do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e o assistente da Diretoria de Relações Institucionais da ALL (América Latina Logística), Emanoel Tavares Costa Júnior, participaram da reunião e responderam às questões levantadas pelos prefeitos.
 
As linhas desativadas e a falta de sinalização foram outros problemas apontados pelo Conselho durante o encontro. Os prefeitos pediram ações concretas que garantam mais segurança.
 
Os membros do Conselho ainda aprovaram durante a reunião questões administrativas referentes aos projetos financiados com recursos do Fundocamp: implantação de Academias ao Ar Livre, solicitada pelo município de Jaguariúna; implantação do projeto de Videomonitoramento pelos municípios de Engenheiro Coelho e Monte Mor, Holambra e Artur Nogueira.

Compartilhe no Whatsapp