da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O Superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, participou sexta-feira (20/9), em Itupeva, da limpeza das margens do Rio Jundiaí, na área da antiga usina de energia elétrica daquela cidade.
O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo com o objetivo de recolher o lixo acumulado nas margens do Rio Jundiaí, com destaque para a grande quantidade de embalagens de plástico (pet).
Na versão anterior, no primeiro semestre, foram recolhidas 3,5 toneladas de embalagens pet, enviadas às empresas de reciclagem. A previsão é que este ano o volume seja ainda maior.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Turismo, Wilson Maruzzo, há um projeto de restauração da antiga usina de energia elétrica que está sendo desenvolvido com a Prefeitura daquele município e com os proprietários da área, visando transformar o local em um polo turístico, e mesmo voltar a produzir energia elétrica.
O superintendente do SAAE esclareceu que o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) só não pôde comparecer em razão de compromissos anteriores, mas enviou os parabéns pela iniciativa, que, segundo o prefeito, serve de modelo para as demais cidades no curso do rio, e é um tipo de atividade que ele mesmo gosta de participar.
“O Rio Jundiaí está prestes a ser reenquadrado como Classe 3, a que permite captação para abastecimento público, graças as obras de saneamento realizadas nos últimos 30 anos”, afirma Gaspar. ”Este tipo de coleta de embalagens pet desperta a atenção para o rio, mobiliza a comunidade, e auxilia em sua recuperação”, complementou.