da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Os interessados em participar do Concurso de Fotografia Olhares da Cidade, que integra o projeto Indaiatuba Sustentável, terão até segunda-feira (30) para fazer a inscrição pelo site www.indaiatubasustentavel.com.br ou pela página do Facebook. A participação no concurso é gratuita e aberta a toda população. As melhores fotos em cinco categorias serão premiadas com tablets e câmeras fotográficas digitais.
O projeto Indaiatuba Sustentável é idealizado pela empresa de gestão cultural Communitas e Sýn Criativa, e co-realizado pela Prefeitura de Indaiatuba, através da Secretaria de Educação, com patrocínio da Mann+Hummel Brasil, e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013 (PROAC). A proposta é promover a cultura como instrumento de educação para a sustentabilidade no município.
O concurso foi lançado no dia 1º de agosto com uma palestra sobre Fotografia e Cidade ministrada pelo premiado fotógrafo Nelson Chinalia, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Cada participante poderá inscrever somente uma fotografia entre as categorias, organizadas por idade, sendo: Categoria I - 6 a 10 anos; Categoria II - 11 a 14 anos; Categoria III - 15 a 18 anos; Categoria IV - 19 a 50 anos e Categoria V - acima de 50 anos.
Para seleção das melhores fotos, foi formado um júri oficial, composto por representante da Mann+Hummel Brasil; da Secretaria de Educação; Antonio Penna (fotógrafo e escritor), Eliandro Figueira (fotógrafo da Prefeitura de Indaiatuba), Cássio Sampaio (idealizador do Indaiatuba em Foto) e equipe do projeto; além do júri popular com votação pública, no período de 01 a 15 de outubro, pelo site oficial do projeto e página do Facebook.
O júri oficial será responsável por selecionar as 10 melhores fotos de cada categoria, sendo que o primeiro lugar de cada categoria receberá um tablet e o segundo lugar uma câmera fotográfica digital. O júri popular escolherá uma foto entre todas as categorias que também ganhará um tablet, independente de já ter sido escolhida pelo júri oficial.
O resultado e premiação das fotografias ocorrerão na Feira Literária de Indaiatuba promovida pela Secretaria de Educação no dia 26 de outubro. No evento, serão expostas as 10 melhores fotos de cada categoria mais a foto vencedora do júri popular. Haverá também a publicação de um catálogo de bolso, além das fotos premiadas serem transformadas em cartões postais.
Conforme destacou a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, durante o lançamento do concurso, o objetivo é despertar na comunidade local diferentes percepções e significados sobre a relação entre espaço urbano, qualidade de vida e sustentabilidade, envolvendo-a a partir do relacionamento com as escolas públicas municipais; valorizar a produção artística e a diversidade sociocultural; e mobilizar os cidadãos para outras formas de ver, sentir e habitar o território em que vivem.
Os organizadores do projeto organizaram oficinas, destinadas a educandos e educadores e caminhadas fotográficas abertas ao público que ocorreram entre os dias 02 a 25 de agosto.