da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) inicia a entrega dos kits da Campanha “Trânsito não é Brincadeira” para alunos do 4º ano da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Prof. Wladimir Olivier, localizada no Jardim Oliveira Camargo. A entrega acontece nesta sexta, dia 04,a partir das 9h. A proposta da campanha que é realizada pela Secretaria de Obras e Vias Públicas em parceria com a Secretaria de Educação, é conscientizar as crianças para que elas sejam agentes propagadores da idéia.
Todos os estudantes do 4º ano da Rede Municipal de Ensino receberão um kit de materiais com a frase “Eu tô de olho” completando o tema da campanha. Além do folder com orientações sobre trânsito, camiseta, adesivos e caneta, o destaque do material será um talão de multas que a criança utilizará para “controlar” as infrações cometidas pelos familiares. Os dados serão tabulados e resultarão em uma pesquisa.
O objetivo é fazer com que os professores trabalhem o tema na sala de aula, abordando as 11 infrações do “talão de multas”, que transformarão os estudantes em fiscais de trânsito.
Durante uma semana, os alunos vão observar o comportamento dos pais, familiares ou até mesmo do motorista de ônibus no trânsito e vão anotar as infrações cometidas. As folhas são carbonadas, o que possibilitará à criança entregar uma via da “multa” para o infrator. Para completar, na frente de cada infração do talão, virá o valor correspondente à multa. Nenhum talão trará qualquer tipo de identificação pessoal.
Depois de uma semana, os talões preenchidos serão devolvidos ao professor para que a Prefeitura possa tabular os dados e fazer um levantamento estatístico das infrações de trânsito sob o olhar do estudante.
A campanha “Trânsito não é brincadeira não” é mais uma etapa das ações educativas desenvolvidas pela Prefeitura de Indaiatuba para lembrar a Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre 18 e 25 de setembro. Seguindo a determinação do prefeito de estender a campanha além da semana, as ações foram iniciadas em agosto e envolveram, ainda, um vídeo que foi exibido nos cinemas da cidade e outdoors com as frases “Dessa vez não foi você, mas poderia” e “Não se torne um mortociclista”.
Durante o lançamento da Campanha, que aconteceu no dia 19 de setembro, no Ciaei, o secretário municipal de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, ministrou a palestra com o tema “Educação no Trânsito”. A explanação reuniu estatísticas municipais e nacionais, tendo como fonte dados o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e Observatório Nacional de Segurança Viária.