Reinaldo Nogueira entrega kits da Campanha de Trânsito na Emeb Wladimir Olivier

7/10/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Os 2.303 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal já começaram a receber os kits da Campanha “Trânsito não é Brincadeira não”. O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) esteve na manhã desta sexta-feira (04) na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Prof. Wladimir Olivier para fazer a entrega dos primeiros kits aos estudantes da unidade. A campanha, que é realizada pela Secretaria de Obras e Vias Públicas em parceria com a Secretaria de Educação, tem a proposta de incentivar as crianças a serem “agentes” fiscalizadores do trânsito.

 

Também participaram da entrega, a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti; o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone; Antonio Marinho da Silva, que é autoridade de trânsito no município; o vereador licenciado Adalton Messias, e o coordenador do Procon de Indaiatuba, Wilson José dos Santos.
 
O kit que os estudantes receberam vem em uma sacolinha com a frase “Eu tô de olho” completando o tema da campanha, e é composto por folder com orientações sobre trânsito, camiseta, adesivos e caneta, além de um “talão de multas”. A criança utilizará o talão para “controlar” as infrações cometidas pelos familiares. Os dados serão tabulados e resultarão em uma pesquisa que apontará as infrações mais cometidas pelos condutores de veículos.
 
Durante a entrega, o prefeito explicou como a campanha será trabalhada em sala de aula pelos professores, que abordarão as 11 infrações elencadas no “talão de multas”. “Temos muitos acidentes de trânsito em nossa cidade e a maioria deles é causada por imprudências. Queremos que vocês nos ajudem a diminuir esses acidentes, fazendo com que as pessoas respeitem mais as leis de trânsito”, explica. “Vocês vão ficar com esse talãozinho de multas durante duas semanas e vão fiscalizar seus familiares quando saírem de carro ou mesmo o motorista do ônibus que vocês utilizam. Os pais não precisam se preocupar porque o talão não tem identificação nenhuma, é apenas uma ação educativa que estamos desenvolvendo”, completa.
 
Reinaldo Nogueira falou ainda que as folhas do talão são carbonadas, o que permitirá à criança entregar uma via da “multa” para o infrator e a outra ficará no talão para depois ser entregue à professora. Para completar, na frente de cada infração tem o valor correspondente à multa para conhecimento dos alunos e dos “infratores”. “Vocês já podem começar a multar no fim de semana”, avisa.
 
Com base nas informações fornecidas nos talões, a Prefeitura irá tabular os dados e fazer um levantamento estatístico das infrações de trânsito sob o olhar desse grupo de estudantes.
 
A secretária de Educação reforçou a preocupação da Prefeitura em ações educativas para que as imprudências e, consequentemente, os acidentes de trânsito diminuam. “Escolhemos o quarto ano para desenvolver essa campanha porque vocês estão em uma idade boa para esse tipo de atividade. Os professores vão orientar vocês em sala de aula e temos certeza que vão fazer direitinho esse trabalho de fiscalização”, completa.
 
A campanha “Trânsito não é brincadeira não” é mais uma etapa das ações educativas desenvolvidas pela Prefeitura de Indaiatuba e foi lançada na Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre 18 e 25 de setembro. As ações foram iniciadas em agosto e envolveram, ainda, um vídeo que foi exibido nos cinemas da cidade e outdoors com as frases “Dessa vez não foi você, mas poderia” e “Não se torne um mortociclista”.

Compartilhe no Whatsapp