Ciclistas do "Indaiatuba by Bike" conhecem obras da barragem do Capivari-Mirim

21/10/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Domingo (20/10), foi realizada a 31ª edição do “Indaiatuba by Bike”, que contou com a participação de 120 ciclistas da cidade e região.
 
Adiada por duas vezes, em razão da chuva, o passeio aconteceu em um dia de muito sol, e teve como ponto de chegada o local onde Prefeitura e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) estão construindo a Barragem do Rio Capivari-Mirim, no Bairro Mirim.
 
A saída, como das vezes anteriores, ocorreu do estacionamento em frente à Prefeitura, antecedida por um aquecimento de cerca de 20 minutos. O percurso, com cerca de 20 km (ida e volta), seguiu pela ciclovia do Parque Ecológico e adentrou à Estrada do Mirim, que leva diretamente às obras.
 
No local da Barragem, o superintendente do Saae, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, forneceu detalhes da dimensão da obra, e ressaltou a importância do empreendimento para o abastecimento de água de Indaiatuba.
 
“Gostei muito de ter participado como ciclista desse passeio que já se tornou tradição em nossa cidade, e que dia após dia vê aumentar o número de adesões”, afirmou o superintendente. Gaspar elogiou também o entusiasmo dos participantes e agradeceu por terem escolhido a Barragem do Rio Capivari-Mirim como ponto de chegada.
 
“Estamos pensando em propor novos roteiros que levem a outras unidades do Saae, que também merecem ser visitadas”, revelou o engenheiro.
 
Barragem do Rio Capivari-Mirim
 
Localizada no Bairro Mirim, ocupa uma área de 1,2 milhão de metros quadrados, com um espelho d´água de 41,1 hectares e extensão de 2,5 km. A capacidade de reservação do lago a ser formado será de 880 milhões de litros, suficientes para garantir o abastecimento da cidade em períodos de seca.
 
A barragem terá 245 metros de comprimento, 23 metros de profundide. Sua base terá 70 metros, afunilando para 6 metros de largura.
 
No entorno do espelho d´água serão plantadas 100 mil mudas de árvores. O local será transformado em um novo Parque Ecológico, aberto a visitação pública.

Compartilhe no Whatsapp