da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Os municípios que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas) querem aumentar o aporte financeiro do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas) para o projeto de Videomonitoramento. O objetivo é intensificar a implantação do sistema nos municípios para integrar o sistema de inteligência na segurança pública da região. O assunto foi discutido durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC, realizada terça-feira (15), em Hortolândia.
Indaiatuba, Itatiba, Vinhedo e Monte Mor são os quatro municípios da região que já estão integrados pelo sistema de videomonitoramento. De acordo com informações divulgadas pela direção da Agemcamp durante o encontro, no total, 18 projetos estão em andamento, sendo 14 já aprovados e quatro em fase de análise pela equipe técnica da Agência.
O delegado geral e diretor do Deinter 2 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Licurgo Nunes Costa, participou da reunião em Hortolândia e reforçou que o projeto de Videmonitoramento é vital para a região e a importância da parceria do Governo do Estado com os municípios nessa área.
Costa avisou aos representantes dos municípios que existem 11 concursos em andamento no Estado na área de Segurança, sendo sete para a Polícia Técnico-Científica, com 1.953 vagas. Para a Polícia Civil são 2.588 vagas, entre delegados, escrivães e agentes policiais. A previsão é de que entre maio e junho de 2014 esses novos policiais assumam seus cargos.
O delegado lembrou também a promessa do secretário de Estado de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, feita em reuniões do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da RMC), de realizar outros concursos regionalizados.
Outro item da pauta foi a proposta apresentada pelo coronel Flávio José Bianchini, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas, que trata da expansão dos serviços do Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo, incluindo municípios da RMC. A proposta em elaboração visa uma política pública para aumentar o efetivo por meio de criação de postos, bases, grupos de Bombeiros e Bombeiros Comunitários, de acordo com faixa populacional, para atuar na área operacional, educação pública e reforço dos programas de prevenção existentes.
O Conselho de Desenvolvimento também aprovou na terça-feira, a proposta de aplicação de recursos do Fundocamp nos projetos de “Informatização de Unidades de Saúde” solicitado pelo município de Sumaré e de “Sistema Regional de Defesa Civil”, solicitado por Americana.
O prefeito de Santo Antonio de Posse, Maurício Comisso, e do representante da Secretaria de Meio Ambiente, Lino Azevedo, foram aprovados como titular e suplente no Feprac (Fundo Estadual para Prevenção e Remediação de Áreas Contaminadas), por solicitação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Para completar, a reunião também teve participação da coordenadora do PAM-Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Sania Cristina Dias Baptista, que convidou os municípios para participarem do Plano de Ação da Macrometrópole Paulista, e do Secretário Municipal do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, que tratou do 3º Seminário e Inventário Ambiental da RMC 2013.