da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Terça-feira (22), o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar, receberam os jornalistas dos principais veículos de comunicação da cidade e região, no canteiro de obras da Barragem do Rio Capivari-Mirim.
No local, as autoridades esclareceram dúvidas sobre as dimensões, a função e o prazo de conclusão da Barragem.
Reinaldo agradeceu a presença de todos, convidando os profissionais da mídia a acompanharem a execução de todas as fases do empreendimento. “Esta é uma das obras mais importantes da minha administração, que irá beneficiar diretamente a população, garantindo o abastecimento de água para a cidade, mesmo em períodos de seca”, afirmou o prefeito.
O superintendente do Saae enfatizou a importância do papel dos jornalistas, como “olhos da população”. “Vocês intermediam junto ao público o que estamos aqui realizando, informando com transparência, que todos nós valorizamos. Por essa razão, é importante vir conhecer a obra de perto”, enfatizou Gaspar.
Proprietário de um sítio lindeiro à Barragem, Claudio Albrecht, que na aparece foto junto ao prefeito e ao superintendente do Saae, também marcou presença na visita.
Barragem do Rio Capivari-Mirim
Área total: 1 milhão e 200 mil m² (equivalente a 70% do atual Parque Ecológico).
Comprimento: 260 metros. Largura: 57,65m, na base, afunilando até 6 metros na crista. Altura: 23 metros a partir do solo firme. Aterro: 11.335 caminhões de terra. Drenagem: 17 mil caminhões de solo mole retirados do local (8 m³ por viagem). Plantio: Mais de 100 mil mudas de árvores.
A Barragem irá regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim em 316 litros por segundo, criando uma reserva de água de 880 milhões de litros, garantido o abastecimento de Indaiatuba, mesmo em períodos de seca prolongada. Esse volume equivale a 15 dias da produção das quatro Estações de Tratamento de Água (ETAS) do Saae, que hoje produzem, em média, 60 milhões de litros por dia.
É a maior obra de saneamento da história da cidade. Um investimento de mais de R$ 30 milhões, que conta com o apoio do Governo Federal, através da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), que liberou R$ 12,3 milhões a fundo perdido (sem necessidade de reembolso) para a obra. O restante são recursos próprios do Saae.
O empreendimento deverá estar concluído em 2015. O local irá se transformar em um novo Parque Ecológico, aberto a visitação pública, e contará com uma estrada interna, que dará acesso a trilhas.
O SAAE irá instalar na área da Barragem uma estrutura destinada exclusivamente à Educação Ambiental. Peixes, pássaros e animais silvestres da área da Barragem estão sendo monitorados por uma firma especializada contratada pelo Saae.