da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizada nesta quarta (30) na Câmara Municipal, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com três dos cinco profissionais cedidos pelo programa Mais Médicos do Governo Federal. Fernanda Nauata de Carvalho, que está alocada no PSF do Jardim Califórnia, Lucirio Gonçalves de Morais Filho, que atua no PSF Parque Corolla, e Alicia Cristina Suarez Lopez, que compõe a equipe do PSF Jardim Oliveira Camargo, falaram sobre sua experiência prévia, expectativas em relação ao trabalho e responderam a dúvidas dos participantes do encontro, coordenado pelo presidente do CMS Luiz Carlos Medeiros de Paula.
Os conselheiros também aprovaram por unanimidade indicação extra pauta, apontada pela conselheira e diretora da Unidade de Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde Maria Lucia Feitosa de Lima, relativa ao início das atividades de mais quatro profissionais integrantes do programa Mais Médicos no município, o que está previsto para ocorrer a partir do próximo dia 04. Estes médicos irão atender no PSF Parque Corolla, UBS 9 Centro e UBS 5 Itaici. De acordo com a coordenadora da Atenção Básica de Indaiatuba Fátima Maia, com mais estes nove médicos dedicados à saúde da família o município vai expandir de 11% para 23% a cobertura desta estratégia. “Ainda falta muito a ser feito, precisaríamos ter um total de 70 equipes para cobrir toda a cidade, mas praticamente dobramos o alcance em menos de um ano, estamos caminhando”, ressaltou Fátima na reunião. Cada unidade do PSF, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, deve abranger entre 3.500 a 4.000 pessoas, ou em torno de 800 famílias residentes nos bairros no entorno. “Com a expansão, conseguimos realizar a vigilância em saúde e diminuir indicadores importantes como a mortalidade infantil e a incidência do câncer de mama”, informou a coordenadora.
Outro item da pauta da reunião do CMS foi a apresentação da Volacc (Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer), realizada pela enfermeira da entidade e conselheira do CMS Luci Cléa Silva, pela assistente social da ONG Mirna Perini e pelo seu presidente Silvio Alexandre Soares de Oliveira. O destaque foi o histórico da Volacc, que completa 20 anos em 2014 e presta apoio a pacientes e familiares de portadores de câncer, desenvolvendo ainda cuidados paliativos domiciliares para aqueles que estão em estágio avançado da doença. Em 2012, foram atendidas 137 pessoas. Os integrantes ressaltaram ainda a importância das doações de pessoas jurídicas e físicas para a manutenção de todas as atividades. Ao final, os membros da Volacc receberam homenagem especial do presidente do CMS. “Gostaria de solicitar uma salva de palmas a estes corajosos voluntários aqui representados, que prestam um serviço tão relevante à comunidade, e lembrar também da iniciativa Outubro Rosa, direcionada à prevenção do câncer de mama”, disse Medeiros.
Constaram ainda dos tópicos avaliados pelo CMS os esclarecimentos da coordenadora da UBS Parque Corolla Estefania Vieira de Moraes a respeito de furto e monitores ocorrido na unidade, e a aprovação das atas das reuniões de 18 e 25 de setembro.
A próxima reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde acontece no dia 28 de novembro às 08h30 na Câmara Municipal e é aberta a todos os interessados.