da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência, vinculado a Secretaria da Família e do Bem Estar Social realiza na segunda-feira (18) às 10h30 no Polo Shopping a abertura da III Exposição dos trabalhos da oficina de Pintura em Tela do Projeto Gente Eficiente. A exposição ficará no Shopping até o dia 2 de dezembro e é aberta ao público.
Serão 53 obras de artes em exposição produzidas por 19 alunos. Os quadros poderão ser reservados no local para compra no horário das 12h às 14h e das 18h às 21h. Os valores variam de R$30 a R$250; a compra será efetuada posteriormente com data marcada para retirada no Projeto Gente Eficiente. De acordo com a coordenadora do Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência, Alzira Ribeiro da Silva, o montante será revertido 50% para o aluno autor da obra e 50% para o projeto.
A metodologia ajuda a desenvolver o gosto estético e os aspectos físico, intelectual, emocional e perceptivo através de atividades artísticas. Compreendendo que a arte é um importante meio de sua expressão e comunicação. Os alunos participam de atividades como: criar desenhos e pinturas através da observação e da abstração; elaborar desenhos inspirados nos elementos da natureza, urbanos e situações do cotidiano; utilizar a aplicação de letras e números na composição de uma pintura; realizar monocromias tendo por base a variação de tonalidades de uma mesma cor; fazer experiências com várias cores visando obter efeitos policromáticos; propor situações e temas desafiadores para o ato de criar; exercícios para abstração; rodas de conversa referente ao ato de criar; promover exposições periódicas das peças criadas e elaborar dossiê com fotos e descrição dos trabalhos com comentários dos alunos quanto à oficina e processo criativo para apresentar a comunidade escolar.
Alzira Silva ressalta a importância da Oficina de Artes para o desenvolvimento dos alunos. “Considerando que o desenvolvimento de cada aluno se relaciona com as oportunidades de aprender a fazer arte, nesta fase, a orientação dos processos de criação deverá fornecer suporte técnico, para que o aluno enfrente os obstáculos inerentes à criação ajudando-o na resolução de problemas com dicas e perguntas, fazendo-o acreditar em si mesmo, propondo exercícios desafiadores, reflexivos e prazerosos para aprimorar a criação. Cada imagem, cada gesto, cada som que emerge nas formas artísticas criadas é importante para que o aluno estabeleça o seu estilo e sua marca pessoal”, conclui.