da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente em conjunto com a Promotoria do Meio Ambiente de Indaiatuba, Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e Daee (Departamento de Água e Energia Elétrica) do Estado de São Paulo, buscam uma solução para o problema do Chafariz. A água que abastecia as quatro bicas de um dos pontos históricos da cidade secou e as causas estão sendo averiguadas.
O secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, informou que o grupo trabalha com a hipótese de que o problema tenha sido ocasionado pela obra de um empreendimento imobiliário em construção há cerca de 150 metros da praça. As perfurações para a estrutura do prédio teriam atingido o lençol freático e desviado ou interrompido o veio de água que abastecia o Chafariz. “Seguindo orientações do Ministério Público, acionamos a Cetesb e o Daee para analisar o caso”, avisa.
Selone acrescentou que a direção da construtora se mostrou interessada em ajudar a resolver o problema e já apresentou os primeiros projetos e documentações exigidas pela Prefeitura e pelo Ministério Público para avaliação do caso.
Na tarde de segunda-feira (11), o secretário participou de uma reunião com representantes do Ministério Público, da Cetesb, do Daee e da construtora para discutirem as soluções cabíveis. “Solicitamos ao empreendedor um estudo hidrogeológico do terreno em questão para depois tomarmos as providências cabíveis. Acredito que em um mês, no máximo, já teremos esse estudo em mãos”, informa. “Independente do que for definido, é exigência tanto da Prefeitura como da Promotoria, que a empresa tome as providências no sentido de fazer a água retornar às bicas do Chafariz”, reforça Selone.
História
Ponto histórico da cidade, no início do século XX o Chafariz era uma das duas “aguadas”, como eram conhecidas as fontes naquela época, de onde a população retirava a água para consumo e para a lavagem de roupas. Naquela época, era muito comum os meninos da cidade buscarem água em latas para vender nas casas.
No final da década de 60 e início de 70, o Chafariz passou por uma restauração e ao seu redor foi construída uma praça bastante arborizada, que recebeu o nome de “Elis Regina”, mas todos os Indaiatubanos ainda conhecem este local como Praça do Chafariz.