Última reunião de mobilização do Centro Unificado terá intervenção artística

18/11/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria da Família e do Bem Estar Social da Prefeitura de Indaiatuba promove na segunda-feira (18), a partir das 19h, a última mobilização do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) com uma intervenção artística promovida pelos artistas plásticos, Robinson José da Silva e Paulo Branco. A ação será realizada na Emeb “Profª. Patrocínia Robles Provenza” com a Comissão formada por 18 pessoas, sendo seis representantes da Prefeitura; seis moradores da região e seis representantes de grupos de bairro.
 
Esta Mobilização Social visa promover o sentimento de apropriação da comunidade do novo equipamento público; fortalecer e capacitar grupos da comunidade para que possam exercer, em parceria com o poder público, a gestão do equipamento, incluindo o planejamento dos usos e da programação; aproximar comunidade, poder público local e entidades atuantes na área, fortalecendo o trabalho conjunto em torno do equipamento público e de outros projetos e políticas públicas que venham a ser implementadas no espaço. No total serão realizados oito encontros.
 
Na intervenção artística será produzida uma tela com gravura pelos artistas plásticos convidados e com a colaboração da Comissão. A tela será fixada em uma parede no dia da inauguração do espaço, o qual será entregue em janeiro de 2014. O CEU está sendo construído no Jardim São Conrado com recursos provenientes do Governo Federal.
 
Histórico
 
Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A PEC - Praça do Esporte e da Cultura, agora denominada CEU - Centro de Artes e Esportes Unificado - compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública. O objetivo é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. A concepção, objetivos e projetos arquitetônicos de referência dos CEUs foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e interministerial que desenvolveu três modelos de CEUs, previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3.000 m² e 7.000m². O de Indaiatuba segue o modelo de 3.000 m².

Compartilhe no Whatsapp