da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) está situada na cidade de Indaiatuba, município localizado na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Com uma localização privilegiada, o município possui também um dos maiores parques industriais da região. A Fiec é uma escola técnica indicada como referência nacional no ensino profissionalizante e oferece uma das mais completas infraestruturas do país, diferenciando-se de todas as outras por ser uma escola pública, totalmente gratuita, que atende cerca de três mil alunos por ano, nos mais variados cursos, sempre com a finalidade de suprir a demanda por mão de obra capacitada para o mercado de trabalho. É essencial citar que a mantenedora da Fiec é a Prefeitura de Indaiatuba, com o mandato do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), é uma das únicas administrações municipais do país a oferecer uma escola onde a prioridade é a qualidade de ensino.
A grade curricular segue as normas da Secretaria Estadual de Educação, somada a participação de empresas parceiras no conteúdo, resultando em uma formação focada às necessidades do mercado de trabalho. Uma dessas necessidades incorporadas foram as aulas de inglês e com a opção também do espanhol, em todos os 15 cursos técnicos oferecidos.
São eles: Logística, Administração, Automação Industrial, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Farmácia, Informática, informática para internet, Meio Ambiente, Mecânica, Química, Segurança do Trabalho, Design de Interiores e Nutrição e Dietética.
Pronatec
A Fiec foi a primeira escola técnica municipal do Brasil a aderir ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), programa do Governo Federal. O convênio proporciona curso técnico gratuito a todos os alunos que estudam no 2º (segundo) ou no 3º (terceiro) ano do Ensino Médio, mais os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), das 19 escolas da rede pública estadual de Indaiatuba. Os alunos recebem benefícios como o transporte gratuito através do cartão magnético, o seguro de acidentes pessoais, lanches, todo material didático mais o uniforme, squeeze, mochila, lápis, caneta e régua. Todos estes materiais são oferecidos pela Fiec como exigência do programa. Foram ofertadas 2.600 vagas.
Formação Inicial e Continuada
Os cursos do FIC são atualizados e direcionados as necessidades da nossa região. Com duração mínima de 160 horas, foram ofertadas 750 vagas direcionadas aos jovens, a partir de 15 anos, e adultos que estejam em busca de qualificação profissional, além dos benefícios já oferecidos pela Fiec, como: material didático, Kit escolar, uniforme escolar e transporte. Os alunos desse programa também recebem lanches e seguro de acidentes pessoais.
Os cursos oferecidos foram: vendedor; operador de empilhadeira; auxiliar de contabilidade; auxiliar administrativo; agente de inspeção de qualidade; inglês e espanhol básico.
PROJETO FIEC E A COMUNIDADE
Programas destinados gratuitamente a população. São eles: Inclusão Digital, Atendimento Solidário, Aluno Saudável, Pintura em tela, tecido e artesanato, Doação de Sangue e cadastro de Medula Óssea.
INCLUSÃO DIGITAL
A Fiec mantêm o projeto de inclusão digital, dentro do programa Fiec e a Comunidade. Trata-se de um programa de informática destinado ao cidadão de Indaiatuba, 100% gratuito, com duração de dois meses, destinado a pessoas de 12 a 90 anos e ainda conta com o certificado de conclusão emitido pela Fiec.
Além de toda a metodologia, equipamentos, apostilas e profissionais habilitados, a Fiec disponibiliza Informática Básica, Intermediária, Avançada, e Básico exclusivo para a Melhor Idade, em 15 polos (lugares) espalhados pela cidade. Em 2013, foram efetuadas 1.452 inscrições.
ATENDIMENTO SOLIDÁRIO
O curso técnico em Enfermagem realizou em 2013, uma média de 300 atendimentos. Os alunos visitam pacientes acamados em sua própria residência e prestam atendimento gratuito. A partir do início do curso, os alunos já iniciam estágios nos campos, conforme a grade curricular e aprovação do COREN (Conselho Regional de Enfermagem). O encaminhamento dos pacientes acontece através da Secretaria Municipal de Saúde com o envio dos dados do paciente para a realização da assistência de enfermagem ou envio do paciente pelo hospital.
ALUNO SAUDÁVEL
Trata-se de um serviço prestado a todos os alunos ingressantes nos cursos técnicos da Fiec. Eles passam por avaliação da pressão arterial, glicemia capilar, dados antropométricos, cálculo do IMC (índice de massa corpórea), avaliação da acuidade visual, além de receberem orientações sobre hábitos de vida saudável com nutrição adequada e prática de esportes.
PINTURA EM TELA, TECIDO E ARTESANATO
O projeto serve como uma terapia ocupacional, trazendo benefícios em várias questões sociais e principalmente no âmbito da saúde. O curso de pintura em tela, tecido e artesanato é fornecido no Espaço Cultural Estação Helvetia e no Espaço Cultural Museu Ferroviário de Indaiatuba, aberto ao público e totalmente gratuito. O curso tem duração de um ano e os 200 alunos de 2013 já receberam seus certificados de conclusão.
DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA 2013
Parceria com Hemocentro
A Fiec realiza ações sociais, e uma das mais importantes e reconhecidas é a Campanha de Doação de Sangue. Desde 2009, aproximadamente 8000 (oito mil) pessoas já foram atendidas. Em parceria com o hemocentro, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza uma ambulância durante todo o período de doação, seguindo assim normas da Unicamp.
Em 2013, foram atendidos até o momento, cerca de 1.500 doadores. Porém, junto com a doação de sangue, a Fiec dispõe desde 2010, o cadastramento para doadores de medula óssea. No total foram cadastrados 840 doadores, porém só neste ano, foram realizados 588 novos cadastros.
ESTAGIÁRIOS – 1° EMPREGO
Neste ano, a Fiec está com 765 estagiários colocados no mercado de trabalho, em atividade profissional remunerada. A Fiec possui um dos principais diferenciais em comparação a outras instituições de ensino técnico, pois ela emprega cerca de 75% de seus alunos. Além das capacitações, a Fiec é responsável pela colocação de jovens estagiários para atuar na Prefeitura, nas duas unidades da própria Fiec e em empresas conveniadas ou não. Ainda, há parcerias com mais de 250 empresas da região. Tudo isso propicia o primeiro emprego do jovem.
MUSEU FERROVIÁRIO
A Fiec administra o Museu Ferroviário que possui um acervo de 436 peças. Considerado um dos mais importantes pontos históricos de Indaiatuba, recebe uma média de 5.000 (cinco mil) visitantes por ano. Entre elas, aproximadamente 2.500 (dois mil e quinhentos) são alunos e professores de escolas municipais. Pessoas de 20 estados e de outros 15 países, estão registradas no livro de presença. O Museu Ferroviário também é palco de dois grandes eventos culturais que acontecem na cidade. As tradicionais festas de São João na Estação e Natal na Estação, as quais fazem parte do calendário cultural de Indaiatuba, são realizadas no espaço externo do prédio. Recentemente, o Museu passou a integrar a Rota Cultural, do programa estadual Roda SP.