Superintendente do Saae acompanha prefeito Reinaldo Nogueira em reunião do PCJ

10/12/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Sexta-feira (6/12), em Americana, ao lado de prefeitos da região e de diversas autoridades, o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) conduziu a 71ª reunião ordinária do Conselho de Consorciados do Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), do qual é presidente. Da associação fazem parte 43 municípios e 29 empresas.
 
O superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), engenheiro agrônomo Nilson Gaspar, acompanhou o prefeito indaiatubano, compondo a mesa de autoridades.
 
O encontro foi marcado pela coleta de assinaturas do abaixo assinado que será enviado ao Governo do Estado de São Paulo solicitando vazões maiores do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ e a construção de dois reservatórios na região. A coleta foi aberta à população, que pode assinar o abaixo assinado na mesma reunião.
 
Os membros do Conselho Fiscal tomaram posse oficialmente e os presentes tiverem informações atualizadas sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira.
 
Escassez hídrica severa das Bacias PCJ
 
A disponibilidade hídrica por habitante/ano nas Bacias PCJ, com 408m3, é abaixo de regiões desérticas do Oriente Médio, que apresentam 450m3, enquanto uma bacia com 1,5 mil m3 já é considerada uma bacia com escassez hídrica severa, pela Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Some-se a isso o Estudo Diretor de Abastecimento da Macrometrópole Paulista, que alerta quanto a um possível desabastecimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), caso seja repetida a pior estiagem já registrada na série histórica, ocorrida de 1953 a 1956.
 
Diante dessas preocupantes informações, o Conselho Fiscal do Consórcio PCJ está promovendo em toda a região das Bacias PCJ um grande abaixo assinado para reivindicar ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin que as vazões do Sistema Cantareira sejam ampliadas de forma a garantir a sustentabilidade hídrica da região, conforme estabelece a deliberação 190/13 dos Comitês PCJ, projetando em caso de eventos extremos o envio de no mínimo 12m3/s a jusante dos reservatórios, com aumento progressivo ao longo dos anos.
 
O documento solicita, também, linhas de financiamento para construção de reservatórios municipais, a conclusão do reservatório do ribeirão Piraí, em Salto, o fortalecimento e ampliação de programas de educação ambiental e de combate às perdas nos serviços de abastecimento.
 
O abaixo assinado reivindica ainda o estabelecimento de uma Parceria Público Privado (PPP) ou modelo similar, com a assinatura da contratação antes mesmo do documento final da renovação da outorga do Sistema Cantareira, para a construção dos reservatórios nos Rios Camanducaia e Jaguari, como também do sistema adutor que levará água das represas para a RMC, com apoio dos Governos de Minas Gerais e São Paulo, União e Usuários das Bacias PCJ e Alto Tietê.

Compartilhe no Whatsapp