Ampliação das oficinas e diálogo com a sociedade foram destaques da Cultura em 2013

19/12/2013 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Coerente com a sua missão de priorizar a iniciação artística de base e colaborar assim com a formação integral dos futuros cidadãos, a Secretaria Municipal de Cultura empenhou esforços para ampliar o atendimento das oficinas culturais gratuitas em 2013. Atualmente, são 26 cursos permanentes, com inscrições a cada início de semestre, e que reúnem mais de 2.500 alunos de várias faixas etárias, inclusive da terceira idade. As aulas acontecem em horários e dias da semana diversos, em polos culturais espalhados por toda a cidade. Com o início das operações do Novo Centro Cultural Jardim Morada do Sol no começo deste ano, a demanda existente na região por atividades culturais também começou a ser atendida: hoje o local recebe quase 700 alunos todos os meses. “Quando colocamos a pessoa em contato com a arte, ela se descobre, se expressa e adquire valores que levará para todas as áreas da sua vida”, destaca a secretária municipal de Cultura, Erika Hayashi Kikuti. “Por meio dela, conseguimos abrir novos horizontes, inclusive para crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social. São estes os motivos que nos levam a priorizar as oficinas e atuar para ampliar cada vez mais o atendimento à população, com atividades descentralizadas em polos instalados em toda a cidade”, diz. Entre as modalidades oferecidas estão ballet, coral, desenho, pintura, teatro e violão. Ao final de cada ano, oficinas como dança, teatro e música realizam apresentações abertas ao público.
 
Cerca de 700 pessoas participaram ainda dos workshops gratuitos de curta duração promovidos pela Cultura ao longo do ano, englobando temas como Escrita Criativa, Poética Musical, Criação de Histórias e Personagens, Criação de Crônicas e Formatação e Produção de Projetos Culturais.
 
Diálogo com a sociedade
 
Outro ponto relevante na atuação da secretaria foi a manutenção do diálogo com a sociedade e a classe artística local, com o intuito de agregar ideias e aperfeiçoar a gestão cultural no município. Foram realizadas duas reuniões abertas à população onde a equipe se colocou à disposição para registrar todas as sugestões, esclarecer dúvidas e receber críticas construtivas. “Também falamos sobre o que temos planejado para a Secretaria de Cultura nos próximos anos, no intuito de chegar ao melhor resultado para a cidade”, explica Erika. “Também reforçamos que estamos sempre abertos à análise de novos projetos que sejam de interesse da comunidade, ou seja, que beneficiem o maior número de pessoas possível, disseminando todos os valores e a formação cidadã que a vivência cultural proporciona”.
 
Os encontros tiveram ainda caráter preparatório para a 2ª Conferência Municipal de Cultura, organizada pela secretaria em agosto para debater e aprovar propostas para a política cultural de Indaiatuba dentro de quatro eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura como Desenvolvimento Sustentável. As propostas validadas foram levadas pelos delegados eleitos à Conferência Estadual, em setembro, compondo posteriormente o conteúdo debatido na 3ª Conferência Nacional de Cultura, que aconteceu em Brasília em novembro. “Durante todo este processo, tivemos contribuições muito relevantes, sugestões que já colocamos em prática e ideias que avaliamos durante o planejamento para 2014”, conta a secretária Erika. “Em complemento, manteremos os fóruns de debates de forma regular, pois ainda existem várias questões complexas e cuja necessidade de avaliação não se encerra nas atividades da conferência”.
 
Atrações gratuitas para todos
 
Em 2013 a Secretaria de Cultura continuou se empenhando para garantir maior acesso da população a atrações culturais de qualidade, investindo em festivais, espetáculos, exposições, saraus e debates, totalizando mais de 240 eventos com entrada franca no período. Algumas iniciativas, criadas para valorizar os talentos indaiatubanos, já viraram tradição e reúnem cada vez mais participantes. Entre eles estão o Festival de Rock, cuja final incluiu show do cantor Nasi e Banda, o Festival de MPB, com espetáculo de Sandra de Sá, o 21º Maio Musical, com apresentação de Ivan Lins, o projeto Tardes do Rock, a Feira de Troca de Livros, a Manhã Musical, o Setembro em Dança, o Outubro Literário e o Novembro em Cena, prestigiados por milhares de pessoas.
 
O Prêmio Literário Acrísio de Camargo, entregue em dezembro, é outro exemplo de iniciativa da secretaria para destacar o cidadão que reside em Indaiatuba. Criado para homenagear o autor da letra do Hino de Indaiatuba e parte das comemorações do aniversário da cidade, o concurso premia os melhores textos nas categorias poesia, crônica e conto. Podem participar pessoas de qualquer faixa etária, com um texto por modalidade, e que ainda não tenha sido publicado sob qualquer forma. Os trabalhos são julgados por escritores do Estado de São Paulo, que recebem as obras para avaliação sem identificação do autor, assegurando total imparcialidade.
 
Presença em grandes eventos
 
Exemplo de organização, pró-atividade e eficiência na realização de grandes eventos em parceria, Indaiatuba segue integrando projetos importantes, quer sejam coordenados pela Secretaria de Estado da Cultura ou por órgãos regionais.
 
Pela sexta vez consecutiva a cidade esteve entre as selecionadas para receber a Virada Cultural, criada pelo Governo do Estado para oferecer gratuitamente cultura e arte para os paulistas, com atrações que iniciam às 18h de sábado e vão até às 18h de domingo. A programação, a cargo da Secretaria de Estado da Cultura, envolve de artistas reconhecidos a manifestações populares e espetáculos regionais. Em 2013, o município recebeu no palco externo do Parque Ecológico nomes como Au Revoir Simone e Raimundos. No palco interno, no Ciaei, houve espaço para todas as manifestações, incluindo o teatro de sombras da Cia. Quase Cinema, o circo malabarístico dos Irmãos Becker, sarau literário e o teatro infantil Cia. Prosa dos Ventos, entre outros. A programação paralela local, elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura, completou o show, com muita dança no palco do Polo Shopping e música de qualidade na Praça Dom Pedro II. “As atrações que vieram a Indaiatuba demonstraram excelente trabalho artístico e foram muito elogiadas pela população presente”, destaca Erika. “Os grupos locais também foram muito prestigiados”, aponta. Estimativas do Estado indicaram um público de 53 mil pessoas na Virada Cultural em Indaiatuba.
 
A 4ª edição da Revirada Cultural RMC também agitou a cidade, com atrações gratuitas para a população em outubro. Na agenda, encontro de violeiros, corais e sessões para a criançada com contadores de histórias da região. A iniciativa teve apoio da Prefeitura de Indaiatuba e realização da Câmara Temática de Cultura da Região Metropolitana de Campinas em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. O objetivo do projeto é oferecer à população uma mostra de diferentes expressões culturais apresentadas por artistas locais.
 
No primeiro semestre, o município sediou pela primeira vez o evento Caminhos da Leitura, com entrada franca, na Praça da Matriz e no auditório do Colégio Candelária. Crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de se divertir em atividades ligadas a literatura, como oficinas, debates, cinema ao ar livre e atrações infantis, além de adquirir obras em uma feira de livros a preços acessíveis. O projeto foi idealizado pela Infinito Cultural e é apresentado pelo Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e pela Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), integrando o Circuito Nacional de Feiras do Livro.

Compartilhe no Whatsapp