Equipe de controle da dengue continua trabalho intensamente

23/1/2014 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A equipe de Controle da Dengue iniciou na semana passada a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). A pesquisa mensura a probabilidade dos níveis de infestação do Aedes Aegypti em todo o município e identifica os recipientes onde mais são encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue e os bairros com maior probabilidade de ocorrer casos da doença.
 
Estão sendo avaliadas aproximadamente 3.000 residências da cidade e o resultado contribuirá para a definição das ações de combate à dengue nos próximos meses. A pesquisa deverá ser concluída em até 15 dias e ajudará nas atividades nos bairros com índices elevados em criadouros e coleta de larvas.
 
Desde o dia 02 de janeiro foram emitidos 43 comunicados de advertências, com imóveis com coleta de larvas e com criadouros com água parada sem larva, 16 comunicados de recusas para imóveis onde a entrada do agente não foi permitida, 27 notificações de limpeza de terrenos baldios e 27 correspondências para imóveis cadastrados com piscina fixa para orientações de como realizar limpeza e tratamento da água para banhos e prevenção da dengue.
 
Teve início na terça-feira (21) a entrega de ofícios e placas de prevenção de 25 cm X 35 cm com lembrete da dengue para colaboração de fixar nas cancelas das guaritas de acesso aos condomínios, shoppings, mercados, hospital e outros prestadores de serviços durante o mês de fevereiro para despertar da consciência dos moradores, frequentadores e clientes desses seguimentos.
 
A Secretaria de Saúde lembra que este período é o mais preocupante devido ao calor e chuvas acelerando o ciclo biológico e o crescimento da população do mosquito, como também o aumento da circulação do vírus no País.
 
Também a equipe vem realizando o projeto Patrulha contra a dengue em Empresas, com treinamento dos funcionários quanto à prevenção da doença nos suas dependências, sendo desde novembro mais de 1.000 pessoas alcançadas pelo projeto.
 
DICAS DE COMBATE A DENGUE
 
O controle da Dengue depende da participação comunitária. Faça uma vistoria em sua casa, procurando locais em que o mosquito possa se reproduzir e siga as orientações abaixo:
 
Vaso de flores, plantas e xaxim: Manter o prato que fica sob o vaso sempre seco e furado. deve-se adquirir pratos que se encaixem no fundo dos vasos não deixando espaços para o mosquito colocar seus ovos; (verificar antes o tamanho do fundo de seus vasos antes de comprá-los);
 
Vasos de flores: A água deve ser trocada duas vezes por semana, e o vaso deve ser lavado esfregando-se com uma esponja as paredes para eliminar possíveis ovos que estejam aderidos às mesmas, também lavar as raízes, caules das plantas e flores.
 
Latas: Devem ser furadas antes de ser jogada fora, para que não acumule água e colocadas em lixeiras tampadas.
 
Todos os objetos que acumulam água (copinhos descartáveis, tampas de garrafas, casca de coco, etc) devem ser esvaziados e colocados em lixeiras tampadas.
 
Garrafas vazias: Guardá-las de cabeça para baixo em local coberto.
 
Bebedouros de animais e aves: Trocar a água todos os dias e lava-los com esponja.
 
Pneus velhos: Não jogar em terrenos baldios e em vias públicas, levá-los a uma borracharia mais próxima de sua residência ou guardá-los em local coberto.
 
Poços, tambores e outros depósitos de água: Devem estar sempre tampados.
 
Caixas d’água e cisternas de prédios: Devem ser limpas duas vezes ao ano e mantidas cobertas.
 
Calhas e Piscinas: Fazer a limpeza periodicamente.
 
Lixo Caseiro: Deve ser ensacado e colocado para coleta, em dias e horários previstos.
 
Recipientes naturais: (oco de árvores e bambus) os buracos devem ser tampados com cimento.
 
Brinquedos de crianças: Não os deixe no quintal. Ao final do dia, guarde-os em local coberto.
 
Bandeja de Geladeira: Encontra-se na parte de trás da geladeira acima do motor, secar uma vez por semana.
 
Gargalo de garrafas em muro: (cacos de vidros) quebrá-los ou encher de cimento para não acumular água.
 
Bromélias: Deve ser retirada toda a água de suas folhas e regar sua base na terra, se a planta for muito grande, utilizando uma magueira jogar um jato de água bem forte renovando a água contida entre as folhas duas vezes por semana.

Compartilhe no Whatsapp