Tecnologia ajuda Secretaria de Saúde no atendimento à população

10/2/2014 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba tem usado os recursos tecnológicos mais avançados disponíveis no mercado, para aperfeiçoar o atendimento à população. O destaque fica para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que desde a chegada do paciente na recepção até a alta médica utiliza somente o sistema informatizado, sem a necessidade de muitos papéis ou deslocamento dos profissionais.

 

Outro ponto importante da utilização dos recursos tecnológicos é a integração das Unidades de Saúde. Dessa maneira os pacientes passam a ter um cadastro único no município, sendo que a ficha cadastral é preenchida uma única vez, seja na UBS ou PSF e se torna disponível para as demais unidades de saúde do município, inclusive para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Dia. ”A informática na saúde sempre foi uma prioridade da gestão do Prefeito Reinaldo Nogueira.A utilização da fibra óptica nos serviços públicos e ainda para interligação das nossas unidades foi um pedido do próprio prefeito ao departamento de informática.Foi o primeiro passo e um dos mais importantes para a modernização de toda a rede de saúde do município.”

 

A informatização da rede pública de saúde já proporcionou o fim das filas nas madrugadas para agendar consultas. Atualmente o paciente pode ir a qualquer horário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Hospital Dia e fazer o agendamento de consulta.

 

A farmácia unificada também está sendo informatizada. “Já é possível rastrear um medicamento desde a sua entrada no almoxarifado da secretaria de saúde até a dispensação ao paciente na Farmácia Unificada. Informações importantes como o lote, a validade e a quantidade dispensada por paciente são controlados pelo nosso sistema” afirma Stefani.”

 

Já o laboratório municipal oferece o resultado de exames por meio da internet desde 2010. A cada mês, cerca de 2.000 usuários SUS retiram seus resultados de exames pela Internet sem a necessidade de se deslocar até a unidade de saúde. No ato da coleta dos exames o paciente recebe uma senha de acesso e é orientado sobre esta funcionalidade.

 

DESAFIO

 

O grande desafio da Secretaria da Saúde para 2014 é fazer com que os pacientes já saiam da UBS com a consulta marcada com os especialistas nos respectivos ambulatórios. “É nosso objetivo e estamos trabalhando forte no sentido de conseguir alcançar essa meta ainda no primeiro semestre deste ano”, comenta o secretário. “Tudo deverá ser feito na própria UBS, o paciente é atendido pelo clínico geral e se for necessário a consulta com algum especialista, a recepção da unidade realizará o agendamento. O paciente irá para o ambulatório apenas uma vez , no dia da consulta.” comemora Stefani.

 

O planejamento de informática também prevê para 2014 , a integração do sistema da saúde municipal , com os demais programas do Ministério da Saúde. “Precisamos informar o Ministério mensalmente de todas as ações realizadas. Hoje nossa equipe precisa digitar cada um dos atendimentos realizados. No segundo semestre deste ano, trabalharemos na integração dos sistemas. O setor de informação e faturamento da secretaria de saúde , já está em contato com o departamento de informática para planejamento desta nova fase.”

 

PLANEJAMENTO

 

O planejamento da utilização de tecnologia para o atendimento da Secretaria da Saúde teve início em 2009 com a modelagem do Plano Diretor de Informática aplicado a Saúde. O processo começou com o levantamento das condições de todos os equipamentos existentes na rede municipal e das prioridades para o desenvolvimento de um sistema próprio para a secretaria de saúde de Indaiatuba.

 

Para aquisição de equipamentos e demais itens de infra-estrutura foram investidos cerca de R$ 1 milhão para que as unidades recebessem a modernização necessária e a respectiva integração entre os equipamentos. “Tivemos que substituir todos os computadores das unidades de saúde”, recorda o secretário.

 

O departamento de Informática da Prefeitura teve papel essencial desde o planejamento até a implantação e treinamento das equipes da saúde. “Trabalhamos em parceria com o departamento de informática. Desde a escolha dos equipamentos até o planejamento de instalação da fibra ótica , tudo foi realizado pelos técnicos da saúde e do departamento de informática. Para isso, aproveitaram o cabeamento já instalado nas escolas próximas as UBS e só tivemos que levar o cabeamento da escola até a Unidade, o que reduziu significativamente o custo desse trabalho”, relembra. “Tínhamos todos os programas da saúde contratados de empresas diferentes e a cada período, com o fim do contrato, era necessário gerar uma nova licitação e realizar a substituição do sistema, ou seja, quando todos estavam acostumados e treinados era necessário trocar. Agora é tudo feito pela nossa equipe e só temos que ir aperfeiçoando, sem ter que pagar à terceiros pela manutenção ou mesmo reinstalar os programas periodicamente”, comemora.”

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é um dos locais que estão com a informatização mais avançada. A tecnologia substituiu a tramitação de papel da recepção até a medicação. Após o cadastro na recepção, imediatamente na sala de acolhimento aparece no monitor da equipe de enfermagem o nome do paciente. Na sequência é acionado um comando do computador e o nome do paciente aparece em televisores colocados na recepção indicando o consultório a comparecer.

 

Na triagem é realizada a classificação de risco conforme os protocolos do Ministério da Saúde http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento.pdf. Após, o paciente retorna a sala de espera e de acordo com o risco avaliado pela enfermagem é colocado em lista de prioridade de atendimento, com a seguinte sequência, amarelo, verde e azul. Há ainda a classificação vermelha , que são os casos de acidentes, entre outros conduzidos pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros e as ambulâncias do município.

 

Após concluído o acolhimento, o computador dos médicos plantonistas recebem a informação para atender o paciente. ”Não é mais necessário sair do consultório e chamar o paciente no corredor” afirma Stefani. Finalizando o fluxo, o médico faz toda a prescrição no sistema e já dá o comando de imprimir a ficha do paciente com as doses da medicação a serem ministradas diretamente na sala de medicação.“Os benefícios da informática na saúde são inúmeros, aumentam a segurança , diminuem as filas e evitam deslocamentos desnecessários da população, otimizam os processos de trabalho dos profissionais envolvidos no atendimento e ainda permitem uma melhor gestão dos recursos financeiros”.

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