Saúde realiza em março campanha para vacinar meninas contra o HPV

12/2/2014 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

73298

A Secretaria de Saúde realiza de 10 de março a 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), para imunizar meninas de 11, 12 e 13 anos. A vacina no município será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e pólos do Programa Saúde da Família. Indaiatuba tem uma população estimada de 4.838 meninas de 11 a 13 anos e precisa imunizar 80% desta população. Do total 1.582 meninas têm 11 anos, 1.621 meninas com 12 anos e 1.635 meninas com treze anos.

 

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz destacou o objetivo desta campanha é atingir as meninas desta faixa etária que ainda não tiveram contato com o vírus, ou supostamente não iniciaram sua vida sexual. “O objetivo da vacina HPV é a redução dos casos da câncer de colo de útero e das verrugas genitais. Este é o terceiro tipo mais frequente de câncer entre as mulheres. O primeiro tipo de câncer que mais acomete as mulheres é o câncer de mama e o segundo é de cólon e reto”, completa.

 

Rita explicou que vacina contra o HPV é injetável e será ministrada em três doses: primeira dose, segunda em seis meses e a última em 60 meses (cinco anos).

 

A vacina que será utilizada no Brasil é Quadrivalente, visa redução de verrugas genitais (condilomas), evidência de maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus, não tem efeito para tratamento, não substitui a realização do Papanicolau, pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos de câncer (70%). As pessoas vacinadas continuam necessitando usar o preservativo, pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos não oncogênicos (90%). A vacina é bem tolerada e há poucas reações adversas como dores locais, febre e cefaléia.

Compartilhe no Whatsapp