da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu no último dia 17, no Auditório do Paço Municipal, capacitação sobre a vacina HPV, (papiloma vírus). O curso foi direcionado para profissionais de enfermagem e técnicos de salas de vacinas de todas as Unidades Básicas de Saúde e polos de Programa Saúde da Família (PSF). A campanha visa imunizar meninas de 11, 12 e 13 anos, que será realizada de 10 de março a 10 abril. A vacina contra o HPV é injetável e deve ser ministrada em três doses, primeira dose, segunda seis meses depois e a última em 60 meses (cinco anos).
A enfermeira e diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz, passou aos participantes os informes técnicos da vacina e como serão os trabalhos durante a campanha. Também explicou que o objetivo da campanha é atingir as meninas desta faixa etária que ainda não tiveram contato com o vírus, ou supostamente não iniciaram sua vida sexual. A ação visa reduzir os casos de Câncer de colo de útero e as verrugas genitais.
O HPV humano, nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos, pode provocar a formação de verrugas na pele, lábios, boca, cordas vocais, anal, genital e da uretra.