Indaiatuba deve acessar sistema de dados criminais da Prodesp

24/2/2014 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

Atendendo uma solicitação do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), foi realizada na última quarta-feira (19) uma reunião visando a integração do sistema da Prodesp, no que se refere aos dados criminais do Estado de São Paulo, com o COI da Guarda Municipal de Indaiatuba. “Dessa forma poderemos ter duas fontes de pesquisa em casos de averiguação de atitudes suspeitas feitas por nossas guarnições, entre outros benefícios agregados no sistema da Prodesp, assim teremos as mesmas informações disponibilizadas para a Polícia Militar e Civil”, comenta o chefe do Gabinete do prefeito e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto. A outra fonte é o Infoseg, do Governo Federal.

Estiveram em Indaiatuba o coordenador de TI da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Wellington Bastos de Carvalho e o seu gerente de TI, Carlos Henrique Poço. “Também temos que agradecer toda a colaboração nesse processo da diretora da Agemcamp, Ester Viana e a sua diretora adjunta Carmen Elias, que não estão medindo esforços para nos ajudar junto ao Governo do Estado principalmente na questão de segurança em Indaiatuba e região. O empenho pessoal dela tem sido muito grande nesse sentido e ficamos muito gratos”, comemora Alexandre Guedes .

Os representantes da Secretaria de Segurança Pública conheceram o Centro de Operações e Inteligência (COI) e a Central Regional de Inteligência e Monitoramento (Crim), que tem uma das sedes em Indaiatuba. Integram a Crim até o momento as cidades de Jaguariúna, Nova Odessa, Vinhedo, Itatiba, Jundiaí, Monte Mor e Indaiatuba. “A Crim com a tecnologia integrada entre as sete cidades participantes, que foi uma proposta do prefeito Reinaldo Nogueira que os prefeitos da região estão aderido, tem sido um ferramenta de extrema importância no combate aos crimes em nossa região”, acredita.

Segundo o secretário de Defesa e Cidadania, as conversas estão avançadas no sentido da integração com a Prodesp, que deverá começar por Indaiatuba e Campinas. “O coordenador de TI deverá passar os nossos objetivos para o secretário de Segurança Pública, que já conhece o nosso sistema, e nós estamos tomando nossas medidas administrativas para efetivar mais esse convênio com o Governo do Estado”, comenta.

Também participaram da reunião o comandante da Guarda Municipal de Vinhedo, Osmar Cruz; o secretário de Segurança Pública de Americana, Adinei Brochi; o diretor da Secretaria de Segurança Pública de Campinas, Sérgio Mauro Grossi e o consultor de TI, Willian Barbanera.

 

PRODESP

A história da Prodesp se confunde com a própria história do uso da informática no Governo do Estado de São Paulo. Criada em 24 de julho de 1969, a empresa iniciou suas atividades em outubro do mesmo ano, em uma sala emprestada no prédio da Secretaria da Fazenda, no centro de São Paulo, com apenas dois funcionários e sem equipamentos.

A democratização da informática, com a popularização dos microcomputadores, impôs novos desafios à empresa, que se transformou para atender às demandas geradas pelo novo modelo tecnológico. E político, já que o País também se democratizava com as eleições diretas para governador.

Ao completar 20 anos, a Prodesp ampliara significativamente sua presença no dia a dia da administração pública estadual e do cidadão paulista. Da emissão de Carteiras de Identidade à conservação de rodovias, a empresa estava presente em praticamente todas as áreas do Governo.

Além da assimilação de novas tecnologias numa velocidade sem precedentes na história da empresa, a década de 90 é marcada principalmente pela transformação definitiva da Prodesp de birô de processamento de dados em empresa de tecnologia da informação.

O ano da virada é 1995, quando o Estado intensifica o uso da informática como ferramenta de gestão e atendimento ao cidadão (o chamado Governo Eletrônico). É desse período o Sistema Estratégico de Informações; o licenciamento eletrônico; e o Infocrim.

Em termos de infraestrutura, a Prodesp também participou ativamente da implantação e é a gestora da Intragov, a rede IP multisserviços do Governo do Estado de São Paulo, que conta com aproximadamente 15 mil links de comunicação que interligam os órgãos públicos estaduais entre si e ao mundo Internet.

Compartilhe no Whatsapp