da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Secretaria de Saúde iniciou dia 10 de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), para imunizar meninas de 11, 12 e 13 anos. O objetivo da vacina HPV é a redução dos casos de câncer de colo de útero e das verrugas genitais. Este é o terceiro tipo mais frequente de câncer entre as mulheres.
A vacina no município será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e pólos do Programa Saúde da Família. Indaiatuba tem uma população estimada de 4.838 meninas de 11 a 13 anos e precisa imunizar 80% desta população. O objetivo é alcançar as meninas desta faixa etária que ainda não tiveram contato com o vírus, ou supostamente não iniciaram sua vida sexual.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jiampaulo Ferraz Vaz explicou que houve procura pela vacina no primeiro dia de campanha, e algumas Unidades como a do Hospital Dia e João Pioli foi bastante positivo. “Os números da campanha serão divulgados na quinta-feira, dia que também serão repassados para a Secretaria Estadual de Saúde”.
Rita explicou que vacina contra o HPV é injetável e será ministrada em três doses: primeira dose, segunda em seis meses e a última em 60 meses (cinco anos). Outra informação da Diretora é que a Secretaria Saúde vacinará apenas a faixa etária 11 a 13 anos determinada pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Estado da Educação já enviou a relação das unidades escolares e quantidade de alunas matriculadas. “Por enquanto vamos esperar a demanda espontânea e a única escola que solicitou a vacina em sua sede foi o Colégio Objetivo”.
Na Unidade de Saúde XI, localizada no Jardim João Pioli, dezenove meninas foram imunizadas, 10 na segunda-feira (10) e nove até às 11h da terça-feira. A Secretaria de Saúde já recebeu 70% das doses para a campanha.
A vacina, que será utilizada no Brasil é Quadrivalente, visa redução de verrugas genitais (condilomas), evidência de maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus, não tem efeito para tratamento, não substitui a realização do Papanicolau, pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos de câncer (70%). As pessoas vacinadas continuam necessitando usar o preservativo, pois a vacina não confere proteção contra todos os tipos não oncogênicos (90%). A vacina é bem tolerada e há poucas reações adversas como dores locais, febre e cefaléia.
O Ministério da Saúde vacinará em 2015, as adolescentes com 9, 10 e 11 anos. Em 2016 em adiante: as adolescentes com nove anos. Esta vacina anteriormente só era aplicada em clínicas particulares.
Os meninos não serão incluídos. Há estudos realizados na Austrália que serão protegidos indiretamente com a vacinação das adolescentes (imunidade rebanho).
O HPV é nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, lábios, boca, cordas vocais, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.
Indaiatuba tem uma população estimada de 4.838 meninas de 11 a 13 anos, deste total 4.838 meninas de 11 a 13 anos, 1.582 meninas têm 11 anos, 1.621 meninas com 12 anos e 1.635 meninas com treze anos.
Confira os endereços das UBS e PSF – obedecendo sempre os horários das salas de vacina de cada unidade.
Hospital Dia – Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança;
UBS IV, Rua Hélio Pistoni, S/Nº, Jardim Morada do Sol;
UBS V (Itaici) - Rua Amadeu Tachinardi, 74, Itaici;
UBS IX (Central) - Praça Scyllas Leite Sampaio, Vila Teler;
UBS X Jardim Califória - Rua Basílio Martins, Jardim Califórnia;
UBS XI João Pioli, Avenida Manoel Ruz Peres, Jardim João Pioli;
PSF Parque Indaiá - Rua Cristiano Selleguin, 33, Parque Residencial Indaiá;
PSF Jardim Oliveira Camargo, Rua Yorico Gonçalves, S/Nº, Jardim Oliveira Camargo;
PSF Carlos Aldrovandi, Rua Ângelo Berteli Neto, 1.000, Jardim Aldrovandi;
UBS Parque Corolla, Rua Nelson Nazário, Jardim Morada do Sol;
PSF Jardim Brasil, Rua Lourenço Martins do Amaral 241, Jardim Brasil;
PSF Jardim do Sol, Rua Domingos Casa Grande, 107, Jardim Mercedes;
PSF Itamaracá, Rua Romário Capossoli, 86, Jardim Itamaracá;