da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, José Carlos Selone, acompanharam a finalização da obra de restauro do Casarão Pau Preto na manhã desta quarta-feira (23). A visita foi acompanhada pelo superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus. Fechado há um ano para as obras de restauro, o Casarão Pau Preto será reaberto no próximo domingo (27), às 9h, com sessão solene e exposições.
Nesta semana, os funcionários da Secretaria de Urbanismo e de Obras e Vias Públicas trabalham no paisagismo da área e na conclusão do boulevard que foi construído em frente ao prédio histórico. Com piso de tijolos rústicos, o espaço ganhou floreiras de madeira, bancos de concreto e madeira e luminárias baixas diferenciadas.
O boulevard ocupa uma das duas faixas de rolamento da rua Pedro Gonçalves no trecho em frente ao Casarão e a faixa livre será restrita apenas a veículos leves.
Reabertura
A Fundação Pró-Memória realiza a cerimônia de reabertura do Casarão Pau Preto a partir das 9h de domingo (27), com uma benção dada pelo padre Marcelo Donizetti Previatelli, da Paróquia Nossa Senhora da Candelária. Em seguida, haverá sessão solene com autoridades, homenagens e apresentação do restauro do prédio histórico. O evento contará com a apresentação da Corporação Musical Villa Lobos, que trará um repertório de músicas nacionais.
Também haverá três exposições: Vida do compositor Nabor Pires de Camargo, 20 anos da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba: Restauro do Casarão Pau Preto e Inspiração do Barroco Mineiro da AMAP (Associação Marianense de Artistas Plásticos). “Ressaltamos a relevância, pois a exposição da AMAP que vem da cidade de Mariana, Minas Gerais, é uma oportunidade única de se conhecer o que é melhor da arte barroca brasileira, pois tal região foi o berço de tal estilo artístico revelado por Aleijadinho e que fez o Brasil ficar conhecido artisticamente no mundo a partir do século XVIII”, comemora o superintendente da Fundação.
Os visitantes terão a disposição barracas de alimentação distribuídas pelo ambiente do complexo histórico com intuito de arrecadar renda para entidades assistenciais.