da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
O cantor Oswaldo Montenegro apresentou neste domingo (11), no Ciaei, seu show “Canção Nua” para a plateia que lotou o Ciaei. O espetáculo marcou o encerramento do Festival de MPB 2014 da Secretaria Municipal de Cultura e integrou a programação do 22º Maio Musical. Cada convite gratuito foi trocado pela doação de um pacote de fraldas geriátricas, que serão entregues às entidades atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Indaiatuba. Também prestigiaram o artista o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o secretário Municipal de Administração Núncio Lobo Costa.
Além de cantar clássicos como “Lua e Flor” e fechar o espetáculo com a aclamada “Bandolins”, o cantor surpreendeu ao abrir espaço durante o show para conversar com o público. Sentado na beira do palco, Oswaldo Montenegro respondeu a perguntas sobre sua carreira, histórias das músicas e até fofocas e boatos, sempre de forma descontraída e bem-humorada, além de cantar na hora, de improviso, algumas músicas solicitadas pelos presentes. Ao final, ficou à disposição no foyer do Ciaei para autografar seus CDs.
A programação do 22º Maio Musical segue até o final do mês, sempre com entrada franca. Confira as próximas atrações:
13 de maio, terça-feira
19h – Cinema: Inside Llewin Davis: Balada de um Homem Comum. Local: Shopping Jaraguá. Entrada franca.
14 de maio, quarta-feira
20h - Pianista Lincoln Soares. Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei. Entrada franca.
O pianista Lincoln Soares apresenta um show totalmente intimista e refinado. Um piano e várias canções que marcaram época, desde os grandes musicais da Broadway como a "A Bela e a Fera", "Alladin", "Fantasma da ópera", passando por artistas que influenciaram as décadas de 70, 80 e 90 como Peter Cetera, Elton John, Simply Red, Stevie Wonder, até a rica e harmoniosa música brasileira tais como Tom Jobim, Edu Lobo, Djavan e chegando à baladas mais recentes da banda Coldplay. A proposta desse espetáculo é despertar as sensações e emoções do público.
15 de maio, quinta-feira
17h – Cinema: A Música Nunca Parou. Local: Polo Shopping. Entrada franca.
Em A Música Nunca Parou (The Music Never Stopped), Henry Sawyer (J.K. Simmons) é um pai que luta para se conectar com o filho Gabriel, portador de um tumor no cérebro que o impede de produzir novas memórias. Os dois tentam superar uma distância emocional e acabam encontrando uma forma de se relacionar através da música. Com canções de Bob Dylan, The Beatles, Grateful Dead, The Rolling Stones, entre outros, traz ainda no elenco Julia Ormond e Lou Taylor Pucci, sob direção de Jim Kohlberg. Classificação 10 anos – legendado – 105 minutos.
20h – Palavra Caipira, com Teco Seade, Carlos Kbelo e Agnaldo Araújo. Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei. Entrada franca.
O espetáculo cênico musical "Palavra Caipira" é um convite para uma viagem ao universo da cultura caipira composto pelas músicas, causos, poesias, a fé pelos santos de devoção e do amor pela viola. Os músicos, cantores e compositores Teco Seade (de origem pantaneira), Agnaldo Araújo (do noroeste do paraná) e Carlos Kbelo (do vale do paraíba) revivem canções autorais e clássicos como: Vide, vida marvada de Rolando Boldrin, Tocando em frente de Almir Sater, Romaria de Renato Teixeira, Sabiá de Luiz Gonzaga e muitos outros nesse passeio pela rica música regional brasileira.
16 de maio, sexta-feira
17h – Cinema: A Música Nunca Parou. Local: Polo Shopping. Entrada franca.
19h – Encontro de Instrumentos de Sopro Projeto Guri. Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei. Entrada franca.
Direção Artística e/ou Musical e/ou Responsável: Supervisor Educacional Ueslei Vitor Soares. Direção e Coordenação Operacional: Eliza Langame. Apoio: Equipe Regional e Educadores Musicais de Sopros e Percussão da Regional Jundiaí.
17 de maio, sábado
17h – Cinema: A Música Nunca Parou. Local: Polo Shopping. Entrada franca.
20h – Orquestra Jovem Tom Jobim, com regência de Roberto Sion. Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei. Entrada franca.
A Orquestra Jovem Tom Jobim foi criada em 2001 durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão e tem Roberto Sion como regente e diretor musical. Seu objetivo é resgatar obras tradicionais de grandes compositores brasileiros, com especial dedicação à obra de Tom Jobim e à pesquisa e experimentação musical. Sua formação alia as sonoridades e a expressividade da orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com a força e o balanço da seção rítmica (piano, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussão), proporcionando-lhe uma enorme versatilidade estética.
18 de maio, domingo
19h – Simone Leitão e Quarteto OSESP – Projeto Brasil Classical. Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei. Entrada franca.
Fundado em 2008, o Quarteto Osesp reúne músicos formados em escolas diferentes: italiana, brasileira, norte-americana e alemã. A soma dessas tradições contribui para enriquecer a identidade do grupo. O Quarteto tem sua própria série na Sala São Paulo, na qual são apresentadas obras clássicas e propostas inovadoras e criativas. Seu repertório é muito amplo, incluindo obras que vão desde a época barroca até os jovens compositores contemporâneos. É integrado por Emmanuele Baldini (violino), Davi Graton (violino), Peter Pas (viola) e Johannes Gramsch (violoncelo). Com uma carreira ativa como recitalista, camerista e solista de orquestras nas Américas, Europa e Ásia, Simone Leitão, com sua vitalidade intensa, ampla capacidade técnica, forte direção rítmica e temperamento, continua a se firmar como um dos mais importantes nomes brasileiros de sua geração no cenário mundial . A pianista mineira é ainda fundadora e diretora artística do Brasil Classical, que divulga a música sinfônica de compositores brasileiros nos Estados Unidos, enquanto adquire instrumentos de qualidade com a renda dos ingressos, para serem doados a projetos de inclusão social no Brasil. No repertório, estarão Quarteto para Cordas nº 1 em Ré Maior Op. 11 de Tchaikovsky e Quinteto para Piano e Cordas em Lá Maior Op.81 de Dvorak.
19 de maio, segunda-feira
19h – Cinema: A Música Nunca Parou. Local: Polo Shopping. Entrada franca.
22 de maio, quinta-feira
20h – “Estadia” com Daniel Conti. Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei. Entrada franca.
Nascido no interior de São Paulo, Daniel Conti desenha em sua música uma MPB influenciada por diversos sotaques regionais brasileiros e também estrangeiros, calcado em um meticuloso trabalho de enlaçamento entre violão e voz, na tradição de nomes como Badi Assad, Elomar, Gilberto Gil e Geraldo Azevedo. Lançou em 2008 seu primeiro disco, “Pluralidade”, e está em fase de gravação de seu segundo trabalho, “Estadia”, tema do espetáculo do Maio Musical.
23 de maio, sexta-feira
20h – Mulheres em Acorde. Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei. Entrada franca.
“Cantar é mover o dom do fundo de uma paixão...” como bem disse o poeta, a música é capaz revelar todos os sentidos. É assim que começa o show “Seduzir” que o grupo vocal Mulheres em Acordes traz para o 22º Maio Musical. As canções continuam com as sutilezas harmônicas apresentadas nos arranjos a quatro vozes. O repertório será composto por canções consagradas da música popular brasileira, que retratam as personalidades artísticas das cantoras: Kika Baldasseirine, Monica Domingues, Sara Bonfim e Sonia di Morais, acompanhadas por Viktor de Lima no contra baixo, Gerson Lima Filho na bateria e no piano Eron Guarnieri, que também responde pelos arranjos e direção musical. Os arranjos vocais são assinados pela maestrina Sonia di Morais.
24 de maio, sábado – Virada Cultural
25 de maio, domingo – Virada Cultural
30 de maio, sexta-feira
20h – Co.Ca. Canta Bach, com regência de Rafael Garbuio. Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Entrada franca.
O Coral Campinas (Co.Ca) foi fundado em 1984 e desde seu início é formado pelos mais variados membros da sociedade de Campinas, tendo como principal objetivo divulgar o Repertório Coral. Ao longo de seus 30 anos se apresentou por diversas cidades destacando sua atuação junto a Orquestra Sinfônica de Campinas, onde participou da montagem de várias óperas. A formação atual, sob a regência de Rafael Garbuio, tem uma vertente especializada em Música Sacra. O programa do concerto contará com as seguintes obras: Cantata BWV 197 - “Gott ist unsre Zuversicht”, Coral da Cantata BWV 147 - "Jesus bleibet meine Freude", Motette BWV 230 – “Lobet den Herrn, alle Heiden” e Coral da Cantata BWV 140 – “Zion hört die Wächter singen”.
O Maio Musical é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba que tem como objetivo oferecer cultura, lazer e entretenimento à população, promovendo uma verdadeira maratona musical com a apresentação de diferentes gêneros musicais em palcos da cidade, sempre com entrada gratuita. Chegando a sua 22ª edição, o festival é anual e está aberto à participação dos artistas da cidade e região. As inscrições para a seleção dos projetos que compõem a programação acontecem no início de cada ano e a divulgação das datas e prazos podem ser acompanhadas no site da Prefeitura Municipal www.indaiatuba.sp.gov.br.