da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Educação recebeu na terça-feira (14) cerca de 150 profissionais de educação da RMC (Região Metropolitana de Campinas) para a Capacitação da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) com o tema: Articulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Construção do Projeto Político Pedagógico, com a palestrante Regina Shudo. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal.
A secretária de Educação de Indaiatuba e coordenadora da Câmara Temática de Educação da RMC, Rita de Cássia Trasferetti, representou o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) durante o evento; também compareceu a diretora financeira da Undime e secretária de Educação de Pereira Barreto, Marinalba da Glória Carneiro; o consultor educacional da empresa, Futuro Evento, Paulo Ferraz; o representante da Editora Positivo, Marcelo Petrarchi e o representante da empresa Pimpão Brinquedos e Materiais Pedagógicos, José Ribeiro do Carmo, o qual apoiou o evento.
A representante da Undime realizou a abertura da capacitação. ?Esse é um momento feliz para ouvir sobre a educação infantil, em nome da Undime agradeço o convite dessa atitude pioneira na formação do profissional de educação do interior. É prazer ouvir os conhecimentos da Regina, pois estamos sempre aprendendo. Quero agradecer a Rita que sempre esta envolvida com a Undime buscando mecanismos para melhorar a educação da cidade e da região?, diz Marinalba.
A secretária de Educação de Indaiatuba falou em nome do prefeito Reinaldo Nogueira. ?Quero agradecer a presença de todos em nome do nosso prefeito e dizer que é um esforço da Undime em realizar capacitações de qualidade como essa. Falar sobre o currículo da educação infantil é importantíssimo e não podemos esquecer isto. Pois o período mais importante na educação da criança é o ensino infantil e se temos metas no Ensino Fundamental temos que preparar a criança no Ensino Infantil. É uma tarefa difícil, temos sempre o contexto familiar dos alunos, mas nos dedicamos para isso e tenho certeza que a educação será melhor ainda a partir de hoje?, salienta Rita.
A palestrante Regina Shudo é Pedagoga e Pós-Graduada em Metodologia de Ensino, com experiência na área educacional há mais de 27 anos. Foi Professora, Coordenadora e Diretora de instituições de ensino e Docente em Universidades. Atualmente é Consultora para redes de ensino e Palestrante em congressos nacionais e internacionais. Autora de livros didáticos na área da educação infantil e alfabetização.
O tema ministrado foi ?Articulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Construção do Projeto Político Pedagógico? que aconteceu em dois turnos das 9h30 às 11h30 e das 13h às 15h.
De acordo com Regina Shudo o trabalho foi direcionado aos secretários de Educação e equipes diretivas da RMC para discutir como articular as diretrizes nacionais da educação infantil e a construção de projetos pedagógicos acolhendo a legislação em que os municípios devem atender obrigatoriamente as crianças de 4 e 5 anos e 50% das crianças de 0 a 3 anos.
?Os municípios tem ampliado as vagas conforme é possível, mas é preciso viabilizar uma proposta pedagógica, para que essas crianças não fiquem na creche apenas para ser cuidadas, mas sim que tenham uma educação de qualidade, o que é chamado de qualidade social?, explica Regina. Durante a palestra foi apontado os fatores da qualidade social que devem estar implícitos na proposta pedagógica. ?Hoje estamos vivendo no Brasil um momento de transição entre o ato de cuidar e o ato de educar. É preciso ter professores bem preparados para estimular o desenvolvimento da criança, pois a Educação Infantil é a fase mais importante da vida do ser humano?, completa.
Alguns dos fatores abordados por Regina Shudo são: fortalecimento da identidade da Educação Infantil; o que desejamos da criança como um adulto no futuro; o trabalho da concepção de homem; sociedade e mundo. ?Se queremos um ser, mais crítico e pensante é preciso que tudo isso esteja previsto na proposta e na prática do professor. Não esquecendo que na infância os dois eixos principais são brincadeira e interação e tem que ser garantido, pois a brincadeira garante a aprendizagem e o desenvolvimento da criança para ela ter uma condição potencial de frequentar um bom Ensino Fundamental. Melhorar hoje a qualidade da educação Brasileira depende do trabalho feito na Educação Infantil, por isso os municípios precisam se debruçar na discussão dessa proposta pedagógica?, conclui Regina.