da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Cerca de 120 pessoas participaram das ações da segunda edição do projeto Indaiatuba Sustentável desta semana. Na terça-feira (10) cerca de 70 pessoas marcaram presença no Fórum de Debates: Empreendedorismo Criativo e Sustentável realizado no Bosque do Saber. Na quarta-feira (11) cerca de 50 pessoas participaram da Palestra: Narrativas do Ambiente no Ciaei. O projeto foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e patrocinado pela MANN+HUMMEL Brasil e tem parceria coma Prefeitura de Indaiatuba.
O Fórum de Debates foi uma conversa com Rachel Negrão, economista, consultora na área de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, e Erick Krulikowski, empreendedor criativo, coordenador das aulas do Empreendedores Criativos do Cemec e Santander. Os especialistas apresentaram o panorama atual dos desafios socioambientais e culturais, apontando experiências e práticas que podem servir de referência para o mercado de trabalho.
A palestra foi ministrada pelos fotógrafos da exposição João Marcos Rosa (MG) e Érico Hiller (SP) que comentaram os trabalhos expostos e falaram sobre suas aventuras em campo, contando as histórias por trás das imagens. Discutiram ainda suas motivações ao escolher temas de conservação, bem como o processo de criação de narrativas visuais. Durante o evento foram sorteados dois quadros com as fotos da exposição. Os vencedores foram: Kcristina Ramos Souza (Obra de Érico Hiller - Um moulin, espécie de tubulação natural por onde a água vinda do derretimento do gelo é drenada) e Maria Elizabeth Godoy (Obra de João Marcos Rosa - Araras descansam em um mandacaru em Euclides da Cunha - BA). As obras serão retiradas no final da exposição, dia 29.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: A NATUREZA DO FOTÓGRAFO
De 5 a 29 junho | Foyer da Sala Acrísio de Camargo – CIAEI
A exposição fotográfica apresenta o trabalho de sete profissionais de destaque no cenário nacional que produzem narrativas aprofundadas de temas relacionados à conservação. Testemunhas das mudanças impostas pelo progresso e do que ainda permanece intocado no nosso planeta, os fotógrafos Érico Hiller, Izan Petterle, João Marcos Rosa, Luciano Candisani, Maurício de Paiva, Rodrigo Baleia e Victor Moriyama apresentam 42 imagens impactantes selecionadas por Cristina Veit, que foi, por 13 anos, editora de fotografia da revista National Geographic Brasil.
Livre. Gratuito.
SHOW TEATRAL – GRUPO PARLAPATÕES
24 de junho, terça-feira, às 19h30 | Sala Acrísio de Camargo – CIAEI
Parapapá! Circo Musical é o novo espetáculo infantil dos Parlapatões feito em parceria com a Banda Paralela.
Com roteiro de Hugo Possolo, traz diversas canções da MPB que se inspiram no circo, também algumas cantilenas típicas da tradição circense e recupera antigos lundus, músicas típicas dos circos do final do século XVIII. O ponto de partida do espetáculo é o CD Circo, gravado pelos Parlapatões e diversos convidados em 1998 (Gravadora Atração), que foi naquele ano indicado ao Prêmio Sharp de melhor CD Infantil. Feito por encomenda da Funarte, o CD traz canções tradicionais e uma narrativa que contava a História do Circo no Brasil.
No espetáculo Parapapá! Circo Musical o mote é outro. As canções fazem a narrativa de uma história singela. Um menino pobre do interior vê a chegada do circo em sua cidade, mas não tem dinheiro para ir ao espetáculo. Não se sabe se é sua imaginação ou realidade, mas ele vê os seus brinquedos simples – como peões, ioiôs e bolas de gude – se transformarem em números circenses. Passam por ele, mágicos, malabaristas, trapezistas e acrobatas. Nessa mistura entre sonho e realidade, o Menino ajuda o Palhaço da trupe a conquistar a Trapezista, por quem é apaixonado. Em retribuição o palhaço ensina ao menino como fazer algumas brincadeiras. Mas tudo que é bom acaba, chegando a hora da partida... Será que esse Menino seguirá com o Circo? Ou o Circo seguirá nele?
Livre. Gratuito.
A retirada de ingressos ocorrerá no Ciaei, dia 24 de junho, a partir das 17h30.
SOBRE O INDAIATUBA SUSTENTÁVEL
Paralelamente às suas funções tradicionais (econômica, política e de prestação de serviços), as cidades devem exercer e desenvolver a formação de todos os seus cidadãos, principalmente, de crianças e jovens, mas com a vontade decidida de incorporar pessoas de todas as idades, numa formação ao longo da vida.
Baseado na Carta das Cidades Educadoras, originada no 1° Congresso Internacional das Cidades Educadoras, em novembro de 1990, na cidade da Barcelona; e no Programa Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, o projeto Indaiatuba Sustentável criará espaços para a promoção da sustentabilidade socioambiental por meio da educação e da cultura no município de Indaiatuba.
Uma plataforma de atividades que atende aos grandes desafios das cidades no século XXI: primeiro, investir na educação de cada pessoa, de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade. Segundo, promover as condições de plena igualdade para que todos possam sentir-se respeitados e serem respeitadores, capazes de diálogo.