da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Crianças do quinto ano da Escola Municipal de Ensino Básico Ildefonso Stele do Jardim Brasil de Indaiatuba participaram na quarta-feira (4), de uma caminhada contra a dengue. O evento foi organizado pela equipe do polo do Programa Saúde da Família do bairro e com o apoio da equipe de (Informação Educação e Comunicação) do controle da dengue. As crianças com cartazes caminharam pelo bairro escoltadas pela Guarda Civil e acompanhadas pela equipe da dengue, profissionais de saúde e abordando moradores em suas casas e distribuíram materiais educativos para a população.
Segundo a enfermeira e coordenadora do PSF do Jardim Brasil, Patrícia Gottlieb, a passeata foi realizada com as crianças da quinto ano da escola Don Ildefonso Stelle e faz parte do Programa Saúde na Escola. "Optamos por trabalhar o tema da Dengue devido de casos de dengue ocorridos em Indaiatuba. Realizamos dois eventos sobre esse tema. Na semana passada, em conjunto com a equipe da Dengue realizamos uma palestra educativa com materiais didáticos interativos (como as casinhas interativas e as casas infláveis) para todos os alunos da escola. Solicitamos que a turma do quinto ano estudasse o tema e preparasse o material (faixas e cartazes) para a passeata do dia 4 de junho. A experiência foi muito gratificante, pois as crianças adoraram e já estão pedindo novos eventos".
Durante a passeata, as crianças distribuíram panfletos e orientaram os moradores sobre os cuidados para acabar com os criadouros do mosquito. "Já estamos elaborando novos temas para atuar com as crianças e professores da escola", declarou a coordenadora do PSF.
A ação teve apoio de dois batedores da Guarda Civil da Secretaria de Segurança Pública e do carro da dengue com um grande mosquito na caçamba.
A equipe de Controle da Dengue está trabalhando atualmente nos Jardins João Pioli, Monte Verde e Lauro Bueno de Camargo, visitando as residências, retirando os criadouros e entregando material educativo.
Indaiatuba registrou até o dia 3 de junho 108 casos autóctones de dengue e 91 pessoas aguardam resultado.
Dos 108 confirmados, quatro são importados residentes, dois importados não residentes e dois positivos estão em investigação, totalizando 116 casos.