Guarda Civil testará sistema de monitoramento veicular em viatura

17/6/2014 - Indaiatuba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba

A Guarda Civil de Indaiatuba usará, em uma viatura da corporação, por um período de teste o sistema de monitoramento veicular denominado AutoVu. Segundo o secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto, o novo serviço foi oferecido gratuitamente pelo presidente da Genetec, Pierrre Racz. "Recebemos a visita do executivo canadense na semana passada e nos foi oferecido esse equipamento para teste e de forma gratuita por tempo indeterminado", informa. "O presidente da Genetec escolheu Indaiatuba para testar esse equipamento, que estará sendo adquirido por diversas polícias do Brasil, tendo em vista que a nossa cidade conseguiu reduzir consideravelmente os índices de criminalidade no município com o emprego de tecnologias computacionais, inclusive da Genetec", relata.

Serão acopladas câmeras em uma viatura e o equipamento fará a leitura automática das placas dos veículos em seu entorno para verificação de irregularidades nos automóveis. "É um sistema desenvolvido por essa empresa e que poderá ser um complemento ao que já temos em vários pontos estratégicos em nossa cidade", relata.

Racz conheceu pessoalmente o Centro de Operações e Inteligência (COI), acompanhando pelos técnicos da Secretaria Municipal de Segurança, Waldemar Batista Junior e Tiago Brito e coordenador do COI, Milton de Jesus Martins. O Centro utiliza um software da Genetec integrado ao programa Sentry da Multiway, prestadora de serviços de tecnologia à prefeitura de Indaiatuba. O Sentry promove a identificação de veículos clonados e placas adulteradas; analisa o comportamento dos usuários da malha viária; e envia alertas em tempo real - no caso de veículos suspeitos. O Sentry, ao detectar um carro suspeito coloca de forma automática um sinal de alerta nos telões do COI. Também de forma automática, o Omnicast da Genetec reposiciona e direciona as câmeras (modelo Dome - que gira 360º graus), promovendo o acompanhamento do trajeto do carro suspeito durante todo o seu percurso na cidade. "Tudo poderá ser feito também por esse equipamento que será instalado na viatura", completa. Também estiveram em Indaiatuba o Diretor Geral do produto AutoVU, Stephan Kaiser; Especialista do produto AutoVu, Louis Mathieu Guimond; o gerente nacional, Denis André Côté; o Gerente Nacional e o engenheiro, Adriano Poujjetti Salomão.

Compartilhe no Whatsapp