da assessoria de imprensa da Prefeitura de Indaiatuba
Um depósito de recicláveis, localizado na esquina das ruas Jacob Lyra com Germano Sthal, no Jardim Morada do Sol, recebeu na última semana a ação da Vigilância Epidemiológica. O proprietário havia sido notificado para remoção de materiais que ofereciam riscos à saúde pública e criadores potenciais do mosquito da dengue. Como não houve o cumprimento da determinação foi necessária a intervenção da Prefeitura no local.
O agente de saúde do Programa de Controle da Dengue, Ulisses Bernardinetti explicou que o depósito foi notificado em maio pela Vigilância Epidemiológica para remover os tambores, bombonas, latas, potes plásticos, sucatas e recicláveis em geral, em um prazo de 20 dias.
Após a ação, Departamento de Vigilância Epidemiológica deu prazo até sexta-feira (13) para o proprietário recorrer. O responsável não procurou a Prefeitura até a última terça-feira (17), então foi aplicada a multa grave pelo Departamento de Vigilância Sanitária de 75 Ufesp (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que corresponde em 2014 ao valor de R$ 1.510,50.
O depósito também não possui alvará e já havia sido notificado, multado e multado em dobro pelo departamento de fiscalização. Os valores chegam ao total de R$ 4.542,00.
O programa de controle da dengue da Secretaria de Saúde de Indaiatuba tem registrado todos os depósitos de reciclagem do município e também os coletores domésticos. Os agentes visitam estes locais a cada quinze dias para realização dos trabalhos de monitoração, fiscalização e de conscientização como proprietários de funcionários.
O trabalho contou com apoio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente da Guarda Civil